XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

UMA CAUSA RARA DE DIARREIA EM IDOSO

Objetivo

A diarreia é uma causa importante de morbimortalidade nos países em desenvolvimento e uma causa de grande declínio funcional em idosos. Os agentes etiológicos mais comuns associado são os vírus e as bactérias. Sendo objetivo desse trabalho relatar uma causa rara de diarreia em idoso.

Materiais e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente 61 anos, casado, natural de Recife, Pernambuco, evangélico, pintor, com AVCi em setembro de 2023 secundário a fibrilação atrial, com hemiparesia esquerda e disfagia, cognição preservada e parcialmente dependente para atividades de vida diária, fazendo uso de 6 medicações (polifarmácia racional). Durante acompanhamento cursou com aumento pressórico e ajuste terapêutico sendo iniciado enalapril e anticoagulação em avaliação com cardiologista. Após ajuste medicamentoso, paciente cursou com diarreia com muco, sem febre, duração de cerca de 3 semanas. Realizado investigação e revisão de medicações, sendo evidenciado a causa o uso da enalapril. Realizado a troca por losartana, cursando com melhora.

Conclusão

A diarreia é uma manifestação clínica relativamente frequente em idosos, secundária a distúrbios funcionais ou orgânicos, digestivos ou não digestivos com prevalência difícil de ser precisada, pois pacientes não procuram assistência médica devido a sintomas tolerantes. O paciente em questão mostra como causa uma medicação não comumente associada a diarreia.

Relevância Clínica

Em idosos que fazem uso de polifarmácia, mesmo racional, em início de sintoma novo, sempre revisar medicações, evitando cascata iatrogênica, bem como intervenções mais agressivas.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - Pernambuco - Brasil

Autores

JOSIVANE MOURA ROCHA MARQUES, EMILLENE CURSINO CORDEIRO