XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

O USO DE CETAMINA COMO TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO PSICÓTICA EM PACIENTE IDOSA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o uso de Cetamina para tratamento de depressão psicótica em idoso.

Materiais e Métodos

Revisão do prontuário e entrevista com o paciente.

Resultados

Idosa de 87 anos foi diagnosticada com depressão psicótica há alguns anos, com resposta pobre às medicações prescritas (antipsicóticos, antidepressivos e estabilizadores de humor), sendo encaminhada ao Protocolo de Cetamina de um serviço terciário de geriatria em Maceió-AL. O protocolo foi iniciado em 18.11.2022, quando obteve escore de 25 pontos na Escala de Depressão de Hamilton (HAM-D). Foram realizadas sete infusões de cetamina por via subcutânea, na dose de 0,5mg/kg de peso, sob monitorização cardíaca e observação clínica por 4h após o procedimento. As primeiras três aplicações foram realizadas com intervalos de 72h, a 4ª aplicação foi realizada após uma semana da 3ª e as 5ª, 6ª e 7ª realizadas com intervalos de 2 semanas. O protocolo foi finalizado em 12.01.2022, quando a paciente obteve 8 pontos na HAM-D, com melhora importante de sintomas psiquiátricos. Houve recidiva do quadro, com realização de novo protocolo nos mesmo moldes a partir de 17/08/2023, com queda da pontuação da HAM-D de 20 para 9 pontos. Não houveram efeitos colaterais significativos. Foram mantidas infusões quinzenais de cetamina na mesma dose empregada. Na quarta dose de manutenção, a paciente mantinha uma resposta satisfatória.

Conclusão

A administração de cetamina em idosa com transtorno depressivo psicótico grave refratário às medicações orais demonstrou melhora importante dos sintomas.

Relevância Clínica

A cetamina vem sendo utilizada em casos depressivos resistentes e graves, sendo opção acessível e com boa segurança. A demonstração de eficácia em idosos e em sintomas psicóticos poderá ampliar seu uso e beneficiar inúmeros pacientes com o mesmo perfil, sendo necessários novos estudos para validação e adequação de doses.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Santa Casa da Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil, UFAL - Alagoas - Brasil, UNIMA Afya - Alagoas - Brasil

Autores

CLARICE LIMA MACHADO, Vitor Lins Acioli Barreto, David Costa Buarque, Emanuelly Menezes Cantarelli, Hammel Phillipe Santos Amorim