XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E A INCAPACIDADE FUNCIONAL EM PESSOAS IDOSAS COMUNITÁRIAS

Objetivo

Analisar a associação entre aspectos socioeconômicos e incapacidade funcional
em pessoas idosas comunitárias.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, realizado no município de Maceió, com os dados de pessoas idosas participantes do ambulatório de prevenção ao risco de quedas de uma unidade hospitalar da cidade de Maceió, Alagoas. Para essa pesquisa foram analisados os dados referentes aos aspectos socioeconômicos e a capacidade funcional, mensurada através do questionário de BOMFAQ, que avalia o níveo de dependência para realização de atividades básicas e instrumentais de vida diária. A associação entre as variáveis foi realizada com o teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher, quando apropriado.

Resultados

O total de participantes foi de 66, com média de idade de 70,78 anos (±9,2), com alto nível de escolaridade, tendo média de 8,8 anos de estudo (±5,82). Com relação ao status funcional, 41 (62,2%) não apresentaram ou apresentaram comprometimento leve. As variáveis que apresentaram associação direta com o déficit moderado/grave do BOMFAQ foram: ser aposentado e faixa etária maior que 70 anos. Encontrou-se associação inversa com déficit moderado/grave no BOMFAQ: alta escolaridade, praticar atividade física, renda superior a um salário e boa percepção de saúde.

Conclusão

Ser aposentado e ter idade maior que 70 anos aumentam as chances de ser classificado como déficit funcional moderado/grave, enquanto que ter alta escolaridade, renda superior a um salário, praticar atividade física e perceber a saúde como boa reduzem a chances de déficits funcionais.

Relevância Clínica

O estudo proporciona uma melhor compreensão de como os aspectos socioeconômicos influenciam na incapacidade funcional dessa população, o que pode subsidiar propostas de intervenção que levem em consideração esses aspectos, contribuindo assim, para um melhor direcionamento das propostas de intervenção funcional, preventiva ou terapêutica, para população idosa.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

ANA LUIZA DO NASCIMENTO BIEHL, Adélia Luiza Gomes Sampaio, Diogo Ferro de Moura Sales, Danielly Vitória da Silva Ferreira, Rayanne Karoline da Silva Santos, Sumiller Keyse Soares dos Santos, Ednaura Vitória Nicacio Da Silva Souza, Felipe Lima Rebêlo