XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS POSTURAIS EM REALIDADE VIRTUAL SOBRE A FORÇA DE TRONCO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Objetivo

Avaliar o efeito de um protocolo de exercícios posturais em realidade virtual sobre a força de tronco em idosos institucionalizados.

Materiais e Métodos

Tratou-se de um estudo experimental (piloto), que teve protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro universitário Cesmac. Foram incluídos idosos de ambos os sexos, sem alteração cognitiva e excluídos aqueles que apresentassem alguma amputação, distúrbios motores e funcionais. A avaliação da força dos flexores e extensores de tronco foi realizada através do dinamômetro E-lastic. A intervenção foi realizada com o exergame Nintendo Wii, com jogos do pacote do Wii fit Plus, que vislumbraram os princípios básicos que norteiam o treino de exercícios posturais para idosos, onde eram implementados exercícios que favoreciam extensão do tronco e verticalidade da postura. Foram realizadas dez sessões com duração de 40 minutos, com frequência de duas vezes semanais. Os dados foram analisados descritivamente.

Resultados

Participaram do estudo 10 idosos, dos quais 6 (60,00%) eram do sexo feminino, com média de idade de 78,9 anos. A média de força avaliada pela dinamometria dos flexores passou de 5,12 (kg/f) para 6,79 (kg/f) no pós intervenção, enquanto que, para os extensores, foi quase o dobro, passando de 4,32 (kg/f) para 8,36 (kg/f).

Conclusão

O treinamento de exercícios posturais em realidade virtual foi capaz de causar um incremento significativo na força muscular dos idosos participantes da pesquisa, especialmente para musculatura extensora de tronco.

Relevância Clínica

As alterações posturais no envelhecimento podem repercutir negativamente sobre a qualidade de vida do idoso, influenciando sobre a capacidade respiratória, equilíbrio e controle postural, sendo muito comum nessa população estudada encontrar a postura em fechamento. O presente estudo se torna relevante por apresentar a realidade virtual como um recurso lúdico e motivacional, que aumenta a adesão e possibilita mais uma ferramenta terapêutica para intervenção postural nessa população.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

ANDRÉ BORBA MELO, ROBERTO FREIRE JUNIOR, FRANKLIN DANRLEY ROCHA SILVA RAFAEL, MARIA EDUARDA SILVEIRA SANTOS, YASMIN RAYANE ARAÚJO DA SILVA, MATHEUS VICTOR DOS SANTOS, THAYNA PATRICIA ALMEIDA SANTOS, FELIPE LIMA REBELO