XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

APRENDIZADO MOTOR EM AMBIENTE VIRTUAL: RESULTADOS DE UM TREINO RAPIDO DE ARREMESSO DE BOLA DE BASQUETE EM PESSOAS IDOSAS

Objetivo

Analisar o efeito imediato de um treino de uma tarefa motora em ambiente virtual sobre o ambiente real.

Materiais e Métodos

Estudo quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Cesmac, com idosos recrutados em ambiente ambulatorial. A tarefa motora escolhida para a análise foi o arremesso de uma bola de basquete. A coleta foi realizada num ginásio poliesportivo. Os idosos foram posicionados a uma distância de 3,83m à frente da cesta. Foram posicionadas três filmadoras Nikon coolpix P500 frontalmente, e nas laterais direita e esquerda (equidistantes a 3.43m), com intuito de captar o movimento para posterior análise cinemática realizada no software Kinovea®. Os participantes realizaram duas baterias de dez arremessos, sendo a primeira excluída da análise. A análise biomecânica foi focada na distância do salto e angulação das articulações de ombro, cotovelo e punho. Logo após, os idosos foram submetidos à realidade virtual com um jogo que simulava o gesto esportivo dessa modalidade, durante 15 minutos. Ao final do treino virtual, repetiu-se a bateria de arremessos, e foram filmados novamente, para fins comparativos.

Resultados

Os quatro participantes que compuseram a amostra apresentaram uma mudança da angulação das três articulações, com variação média de: punho 7.07, cotovelo 14.9, ombro 13.5 graus. Após treino virtual, a atividade real foi realizada com mais flexão de ombro e consequente variação para maior extensão em cotovelo, e ao arremesso, houve maior flexão de punho. O salto aumentou em média, 2.9cm de altura.

Conclusão

O treino em ambiente virtual parece ter efeito imediato sobre a aprendizagem motora, interferindo sobre a execução tarefa motora real.

Relevância Clínica

A realidade virtual promove feedback visual sobre as ações que estão sendo desenvolvidas. Esse estudo levanta possibilidades para a utilização de um recurso lúdico, que aumenta a adesão ao treinamento, tornando o processo terapêutico mais divertido.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Centro Universitário Cesmac - Alagoas - Brasil

Autores

MIGUEL JOSE OLIVEIRA DE CARVALHO, HENRIQUE CERQUEIRA LIMA DE CARVALHO, BARBARA PEREIRA FERNANDES, RICO TORRES DE OLIVEIRA CERQUEIRA, VITOR DE ARAUJO BATISTA, MATHEUS VICTOR DOS SANTOS, CHRISTINE RAFAELY RODRIGUES DOS SANTOS, FELIPE LIMA REBELO