XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DE TREINAMENTO PERCEPTUAL COGNITIVO COM REALIDADE VIRTUAL SOBRE ASPECTOS FUNCIONAIS EM IDOSOS: ESTUDO PILOTO DE UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Objetivo

Analisar o efeito de um treino de dupla tarefa com realidade virtual (RV) sobre aspectos funcionais em pessoas idosas em comparação a um treino convencional.

Materiais e Métodos

Tratou-se de um estudo piloto de um ensaio clínico randomizado, que teve o protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CESMAC. Os participantes foram divididos em grupo experimental (GE), e grupo controle (GC). A avaliação funcional foi realizada através do Teste de Avaliação Cognitiva de Montreal – MoCA, TUG-Cognitivo, Teste de Sentar e Levantar de 1 minuto (TSL1). Posteriormente procedeu-se com as intervenções, onde o GE realizou um treino de dupla tarefa com RV não imersiva através do Nintendo Wii Fit U® e o GC, intervenções para esse mesmo desfecho com terapia convencional. As intervenções foram realizadas em 16 sessões, 2 vezes por semana. Após, toda bateria avaliativa foi reaplicada. Os dados foram analisados descritivamente.

Resultados

A amostra final foi de 7 idosos em cada grupo. Na avaliação funcional os dois grupos apresentaram sutis melhoras nos resultados, indicando algum pequeno efeito positivo descritivo para as variáveis de desfecho analisadas, o MoCA pré do GC foi de 20,42 para 27,85, já do GE de 26 para 27,62. O TUG-Cognitivo do GC pré foi de 8,14 para 8,42, e do GE o pré e o pós permaneceu em 7,87, o TSL1 do GC foi 21,71 para 24, já o GE 21,62 para 23,75.

Conclusão

Os resultados não permitem realizar inferências sobre os efeitos de um protocolo de RV sobre os aspectos funcionais dos idosos, embora, ambos os treinamentos parecem gerar benefícios sobre as variáveis analisadas.

Relevância Clínica

Partindo-se do princípio que o declínio cognitivo compromete o desempenho funcional de idosos, a RV surge como nova proposta terapêutica lúdica que de forma dinâmica pode promover maior adesão as terapias nessa população.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

Centro Universitário CESMAC - Alagoas - Brasil

Autores

TAYARA ANDRADE DOS SANTOS, Bárbara Izabele Alves da Silva, Luana Maria dos Santos, Matheus Victor dos Santos, Letícia Maria da Rocha Soares, Maria Eduarda Silveira Santos, Yasmin Rayane Araújo da Silva, Felipe Lima Rebelo