Dados do Trabalho
Título
RELAÇAO ENTRE SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E NUMERO DE PASSOS EM IDOSOS COMUNITARIOS
Objetivo
OBJETIVO: Comparar o número de passos obtidos por meio de smartwatch em idosos com e sem sintomatologia depressiva.
Materiais e Métodos
MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal com idosos acompanhados durante 7 dias por meio de uma pulseira de monitoramento. Durante 7 dias os participantes utilizaram smartwatch da Garmin Forerunner 245® para coleta de parâmetros: passos, distância percorrida, atividades leves, moderadas ou vigorosas. A velocidade de marcha foi avaliada pela caminhada em 4 metros. Os sintomas depressivos foram avaliados por meio do questionário do Center for Epidemiological Studies - Depression (CES-D). Foram coletados dados de sexo e idade por meio de questionário padronizado.
Resultados
RESULTADOS: Foram avaliados 99 idosos. A maioria da amostra do estudo consistiu em mulheres (n=80, 80,8%). A média de idade foi de 70 anos (± 7,2 anos). Cerca de 15 idosos (15,2%) apresentaram sintomas. Enquanto isso, a média do número de passos alcançado foi de (5.616 ± 4.040). Os idosos com sintomatologia depressiva apresentaram menor número de passos (4.029 ±2.167) quando comparados aos sem sintomas depressivos (5.899 ± 4.236), p-valor < 0,05.
Conclusão
CONCLUSÃO: Idosos com sintomatologia depressiva apresentam menor número de passos percorrido durante os 7 dias de uso contínuo do smartwatch Garmin Forerunner 245®.
Relevância Clínica
RELEVÂNCIA CLÍNICA: Relação de medidas objetivas com função física em idosos, nível de atividade física e utilização de smartwatch para contribuição na gestão de saúde, estilo de vida e autonomia de idosos, detecção de desfechos adversos.
Área
Inovação e Diversidade
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil
Autores
BETUEL GOMES DA SILVA, JÚLIA CARDOSO DE MATOS, RAFAELA MEDEIROS, MARIA SIMONE GOMES, AMANDA CAROLINDE DE ANDRADE FERREIRA, ETIENE FITTIPALDI, RENATA SOUZA, JULIANA FERNANDES