XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

DECADA DO ENVELHECIMENTO SAUDAVEL EM INSTITUIÇAO DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS: RELATO DE EXPERIENCIA

Objetivo

Relatar sobre projeto de extensão de curso de medicina sobre a Década do Envelhecimento Saudável (DES) em instituição de longa permanência para idosos (ILPIs).

Materiais e Métodos

Estudo descritivo, qualitativo, tipo relato de experiência, sobre projeto de extensão. Utilizou-se dados secundários, de acesso aberto, obtidos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN. Ações foram realizadas em ILPI filantrópica, em município do nordeste brasileiro, em 2022, nas áreas I e III da DES. Aprendizagem baseada em projetos, educação médica baseada na comunidade e fundamentos geriátrico-gerontológicos conduziram ações extensionistas dos alunos de medicina.

Resultados

Na área I, ações na ILPI, universidade e comunidade, como palestras, panfletagem e caminhada, contribuíram para combater o etarismo. Na área III, observou-se a qualificação de cuidados integrados e centrados na pessoa idosa (Área III). Andragogia, gerontomotricidade, estratégias lúdicas e metodologias ativas asseguraram o protagonismo dos idosos nas ações. Aconteceram encontros em junho, com temática junina escolhida pelos idosos, com pescaria, recitação de poesias e cantigas, além de quadrilha adaptada. Aspectos voltados a cognição e funcionalidade foram abordados e observou-se engajamento e propósito nos idosos. A ação realizada em setembro contou com oficinas de arte para estimulação cognitiva, criatividade, coordenação motora, contribuindo para o bem-estar emocional e qualidade de vida. Na oficina de dezembro, além da construção de árvore natalina com adorno das digitais e assinaturas dos idosos, foram compartilhadas narrativas autobiográficas, fortalecendo o senso de pertencimento e bem-estar subjetivo.

Conclusão

O projeto obteve êxito ao atingir seus objetivos na ILPI, universidade e comunidade. Trabalhar a DES possibilita o protagonismo, o combate ao etarismo e o cuidado centrado na pessoa, fortalecendo o envelhecimento saudável.

Relevância Clínica

O projeto contribui para os resultados da DES no país e é uma oportunidade para formar médicos atentos às necessidades dos idosos.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

UFRN - EMCM - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

HEVERLY DAYANE DA SILVA SANTOS, CINTIA GOMES CAVALCANTE DE OLIVEIRA, FRACISCO BELISIO DE MEDEIROS NETO, TÚLIA FERNANDA MEIRA GARCIA, RAPHAEL FERNANDES ASSIS GADELHA BÔTELHO, MARCOS PAULO BARROS VIANA, MANUEL DO O SOUTO NETO, GLAUCIO EXPEDITO PAIVA DE MEDEIROS