XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE QUANTITATIVA DOS CASOS DE INTOXICAÇAO EXOGENA ACIDENTAL POR MEDICAMENTOS POR FAIXA ETARIA EM IDOSOS, NO BRASIL, ENTRE 2019 E 2023

Objetivo

Analisar o número de casos de intoxicação exógena por medicamentos, em circunstância acidental, notificados no Brasil entre os anos de 2019 e 2023, comparando as faixas etárias acima dos 60 anos.

Materiais e Métodos

O presente trabalho trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e quantitativo cuja coleta de dados foi realizada pelo DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados foram coletados utilizando os filtros: intoxicação exógena, agente tóxico, circunstância e faixa etária.

Resultados

A análise dos dados evidenciou um total de 582 casos de intoxicação exógena acidental por medicamentos na faixa etária de 60 a 69 anos, sendo 47,25% desses casos só nos últimos dois anos. Na faixa etária dos 70 aos 79 anos, 529 casos foram registrados e, desses, 47,25% também ocorreram em 2022 e 2023. Por fim, houve registro de 321 intoxicações acidentais em idosos acima de 80 anos, sendo quase metade dos casos, similarmente, ocorrendo nos últimos dois anos.

Conclusão

A partir dos dados extraídos e analisados, tem-se uma comprovação quantitativa do aumento relativo do número de intoxicações exógenas acidentais por medicamentos, visto que nas faixas etárias discriminadas quase metade dos casos ocorreram só nos últimos dois anos. Isso pode ter associação com a polifarmácia, que é uma condição comum em idosos, e que muitas vezes pode causar confusão entre doses. Ademais, também pode estar relacionado à expansão da prática da automedicação e do acesso a medicamentos sem prescrição ou prescrições inadequadas, sobretudo de benzodiazepínicos, cujo uso crônico é relevante nessa faixa etária.

Relevância Clínica

A análise expõe a necessidade de desenvolver estratégias e abordagens multidisciplinares para conter o aumento de casos e de evoluções desfavoráveis.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Liga Norte Riograndense Contra o Câncer - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

ANA KARLA SILVA DE OLIVEIRA, BIANCA CUONO PEREIRA, RAFAEL TAVARES CAVALCANTE