XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIENCIA: PARTICIPAÇAO ATIVA DO PACIENTE NO CUIDADO EM SAUDE

Objetivo

Promover a Segurança do Paciente, envolvendo o usuário e acompanhante no cuidado em saúde quanto às metas internacionais de segurança do paciente.

Materiais e Métodos

Estudo do tipo relato de experiência, baseado em um Projeto de extensão, realizado em um Hospital Universitário de Pernambuco, em 13 setores de internamento, com a participação de 32 discentes de Enfermagem e 5 enfermeiras. Foram realizadas visitas às enfermarias, com orientação aos usuários e acompanhantes sobre as metas de segurança do paciente: identificação do paciente, medicação correta, higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas e lesão por pressão, e importância do seu empoderamento, utilizando folders informativos.

Resultados

Foram abordados 332 pacientes no período de fevereiro a abril de 2024. Dentre as metas de segurança do paciente, foi identificado que a maioria das falhas foram relacionadas à identificação do paciente, visto que estavam sem a pulseira de identificação ou com dados apagados. Além de ocorrer troca de medicação, mistura de prontuários. Após orientações e retorno dos extensionistas às enfermarias, também foi perceptível maior compreensão dos pacientes/acompanhantes sobre as metas de segurança e envolvimento no processo do cuidar, contribuindo para a diminuição dos Eventos Adversos (EA) relacionados à assistência hospitalar.

Conclusão

As orientações dos extensionistas relacionadas às metas de segurança do paciente foram essenciais para empoderar os usuários e acompanhantes no processo do cuidar, mantendo uma participação ativa e melhorando a segurança na assistência.

Relevância Clínica

Em países desenvolvidos estima-se que cerca de 10% dos pacientes sofram algum tipo de EA em atendimento hospitalar, existe a probabilidade de um número inestimável de pessoas sofrerem algum dano evitável, seja ele permanente ou não, como lesões por ineficiência no cuidado, erro de medicação, infecções associadas ao internamento entre outras no Brasil. As ações contribuem para se atingir o número mínimo aceitável de EA.

Área

Inovação e Diversidade

Instituições

FENSG - UPE - Pernambuco - Brasil

Autores

KARINE CASSIA DA SILVA, REBEKA SILVIA CASTELO BRANCO REGO BARROS, MILENA BELARMINO DELGADO DOS SANTOS, MARCELLE DE BARROS E SILVA TORRES, THAÍS MOREIRA ESTEVÃO, VALÉRIA MARIA FERREIRA, ANA CAROLINA DE LEMOS SOARES PATRIOTA, FÁBIA MARIA DE LIMA