Dados do Trabalho
Título
SINTOMAS GRIPAIS E FORÇA MUSCULAR RESPIRATORIA EM IDOSOS COMUNITARIOS
Objetivo
Comparar a força pulmonar de idosos comunitários que apresentaram sintomas gripais com aqueles que não relataram a presença destes sintomas.
Materiais e Métodos
Estudo de coorte com idosos (>60 anos), sem histórico de Covid-19, realizado na UFPE em 2022-2023. Avaliação na linha de base e ao final de 6 meses. Durante este período os participantes foram contactados semanalmente para rastreio de possíveis sinais e sintomas de infecção respiratória para posterior separação entre grupos (sintomáticos e assintomáticos). A força muscular respiratória por meio da manovacometria, respectivamente. Analisamos valores brutos e preditos, além disso foram realizadas análises intergrupos (sintomáticos versus assintomáticos) e intragrupos (inicial versus final).
Resultados
A amostra final incluiu 70 idosos, 38 com sintomas gripais (idade média de 70 ± 5,5 anos) e 32 sem sintomas gripais (idade média de 69,2 ± 6,2 anos). Na comparação intergrupos, o grupo sintomático mostrou PImáx inicial e final e PImáx[%]prev inicial maiores (p<0,05). Na análise intragrupo, foi observado um aumento na PImáx ao longo dos 6 meses no grupo assintomático.
Conclusão
O grupo assintomático apresentou aumento na força muscular inspiratória (PIMax) durante os 6 meses que, possivelmente, pode ser explicado por esse grupo ter uma força inspiratória menor na avaliação inicial.
Relevância Clínica
Monitoramento da progressão de infecções respiratórias e suas repercussões na força pulmonar de idosos para orientação de prognóstico e tratamento.
Área
Outras Temáticas em Gerontologia
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
RAFAELA DE LIMA MEDEIROS, MELISSA BARBOSA DA SILVA, JULIANA CRISPINO DE FRANÇA, JULIA CARDOSO DE MATOS, ETIENE OLIVEIRA DA SILVA FITTIPALDI, JOAQUIM SERGIO DE LIMA NETO, RENATA JANAINA PEREIRA DE SOUZA, JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA