Dados do Trabalho
Título
REPRESENTAÇAO SOCIAL DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA
Objetivo
Investigar a representação social da qualidade de vida de idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Materiais e Métodos
Estudo descritivo com abordagem qualitativa. A população do estudo foi constituída por pessoas idosas com diagnóstico confirmado de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) assistidos pelo Ambulatório de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foi realizada uma entrevista semiestruturada para a coleta dos discursos individuais, a análise dos dados se deu através do software IRAMUTEQ.
Resultados
Os conteúdos representacionais dos entrevistados estavam ancorados nos conceitos construídos através do estabelecimento de suas relações sociais, organizadas a partir das experiências vividas. A experiência relatada pelos participantes acerca da qualidade de vida na DPOC demonstra o quão eles se percebem lesados pela doença e, de certo modo, sem esperança. Ressalta-se que os conteúdos representacionais sobre a qualidade de vida na DPOC estão objetivados nas repercussões sintomatológicos da doença, como o cansaço, a crise, a incapacidade de realização de atividades que dantes eram possíveis, na dependência de uma rede de apoio, na perda de autonomia, no sofrimento, na tristeza, na ansiedade e na perda da esperança.
Conclusão
As vivências desse grupo sofrem modificação em virtude da progressão da Doença e intensidade da sintomatologia deflagrada com o agravamento do substrato patológico.
Relevância Clínica
Estudos de caráter qualitativo permitem uma compreensão ampla da realidade não mostrada pelos números, questionários quantitativos, expostos sob a forma de score numérico não conseguem apontar para os profundos impactos da doença nos desfechos funcionais, sociais, no contexto familiar e na correlação simultânea entre eles. Estudos como esse conseguem aprofundar e prestar um entendimento aprofundado das questões mais relevantes a partir da percepção do indivíduo e assim subsidia ferramentas plausíveis para estruturação de um planejamento de acompanhamento transdisciplinar centrado na pessoa. Conhecer para intervir é o eixo norteador deste trabalho.
Área
Outras Temáticas em Gerontologia
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA CAROLINA DA SILVA CARDOSO NANQUE, ELIANE MARIA RIBEIRO VASCONCELOS, RENATA MUNIZ FREIRE VINHAL SIQUEIRA JARDIM