XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA QUEDAS EM PACIENTES IDOSOS EM AMBIENTE HOSPITALAR E DOMICILIAR: UMA REVISAO NARRATIVA

Objetivo

Analisar as principais medidas de prevenção para a ocorrência de quedas em pacientes idosos, considerando-se as especificidades dos ambientes domiciliar e hospitalar.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão narrativa de artigos publicados na literatura científica, no período entre 2019 e 2024. Foram utilizados os descritores: pessoa idosa; idoso; prevenção de quedas; quedas e acidentes por quedas. Foram incluídas 41 publicações, dentre estudos observacionais e qualitativos, disponibilizados gratuitamente, nas línguas vernácula e inglesa, nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF. Foram excluídos os artigos incompletos, pagos e com enfoque diferente do objetivo deste estudo.

Resultados

Os estudos analisados concluíram que considerar o ambiente em que a queda ocorre é essencial para a elaboração de medidas preventivas eficazes. Para a prevenção de quedas em ambiente hospitalar, ressalta-se a importância do uso de dispositivos de apoio à deambulação, como bengalas; de grades nos leitos; da revisão criteriosa das medicações em uso, evitando psicotrópicos e reduzindo hipotensores; e do manejo das comorbidades, sobretudo as associadas a problemas de marcha e de equilíbrio. No ambiente domiciliar, destaca-se o impacto de algumas adaptações ambientais, como o uso de pisos sem desníveis, interruptores acessíveis nas entradas dos cômodos, superfícies antiderrapantes nas áreas dos chuveiros e presença de barras de apoio.

Conclusão

Diferentes estratégias são eficazes na prevenção de quedas em pessoas idosas, de acordo com o cenário em que elas se encontram.

Relevância Clínica

Há uma prevalência significativa de quedas em pacientes idosos nos ambientes hospitalar e domiciliar. A identificação dos fatores de risco é indispensável para o desenvolvimento de planos de cuidado adequados para melhorar a segurança dos pacientes idosos.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

LEILA MEDEIROS DE AZEVEDO, WANESSA PINHEIRO DE MACEDO BARBOSA, ANGELO MAXIMO SOARES DE ARAUJO FILHO, RYAN MOURÃO PAULINO, RAPHAEL MARINHO CARVALHO, PIETRO AUSTREGESILO NOGUEIRA, LUCAS GOMES DE ASSIS RIBEIRO, VANESSA GIFFONI DE MEDEIROS NUNES PINHEIRO PEIXOTO