Dados do Trabalho
Título
SISTEMAS DE BIOFEEDBACK EM PESSOAS IDOSAS COM NEUROPATIA PERIFERICA DIABETICA: UMA REVISAO INTEGRATIVA
Objetivo
Identificar as formas e efeitos da aplicação dos sistemas de biofeedback em pessoas idosas com neuropatia periférica diabética.
Materiais e Métodos
A pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizada através da busca de artigos indexados nas bases de dados PubMed, LILACS e ScieELO, com os descritores Biofeedback, Peripheral neuropathy, Postural balance, e Diabetes mellitus, com limites de publicações entre 2010 e 2021.
Resultados
Foram encontrados 37 artigos, onde 5 deles apresentaram completa aderência aos critérios de elegibilidade. Os estudos encontrados demonstraram que o biofeedback é uma alternativa de avaliação e intervenção terapêutica que promove a prevenção de quedas e suas consequências, assim como atua no melhor prognóstico da saúde funcional com interferências positivas nos espectros de preditores de capacidade funcional, independência funcional e qualidade de vida.
Conclusão
Os estudos evidenciaram que o uso de sistemas de biofeedback obteve melhora significativa no equilíbrio postural, estabilidade e propriocepção, confirmando a eficácia da intervenção utilizada.
Relevância Clínica
Os impactos clínicos de intervenções de duplo cumprimento, avaliativo e interventor, apontam para melhora de variáveis-alvo nos processos de reabilitação em gerontologia. Recursos economicamente viáveis permitem amplo acesso e promovem efeitos impactos positivos que se projetam para além dos domínios físicos. O ganho de estabilidade e controle postural, assim como a redução da PTOFOBIA ampliam a confiança, subsidiam o potencial intrínseco, resgatam a autonomia e são promotores de independência funcional.
Área
Prevenção e Envelhecimento Ativo
Instituições
UNIFAVIP/WYDEN - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA CAROLINA DA SILVA CARDOSO NANQUE, MARCELA WANESSA VIRGÍNIO DA SILVA, MAYARA ARRUDA DA SILVA, RENATA MUNIZ FREIRE VINHAL SIQUEIRA JARDIM