XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, FUNCIONAL E DE SAÚDE DE PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS NA CIDADE DE MACEIÓ

Objetivo

Identificar o perfil socioeconômico, funcional e de saúde de participantes de um programa de prevenção de quedas.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com participantes de um ambulatório de prevenção do risco de quedas de Maceió. A coleta de dados ocorreu nos prontuários dos pacientes, a qual abrangeu informações sociodemográficas, econômicas e de saúde e dados funcionais coletados através dos resultados do questionário BOMFAQ, que mensura o grau de dependência para realização de atividades básicas e instrumentais de vida diária. Os dados foram analisados descritivamente.

Resultados

A amostra final foi de 66 indivíduos, com maioria do sexo feminino (81,8%), com mais de 9 anos de estudo (45,5%), e idade igual ou superior a 70 anos (54,5%), sendo a amostra majoritariamente aposentada (88,3%) e com renda de 1 salário mínimo (51,5%). Quanto à saúde, a maioria tinha três doenças (62,1%), utilizavam duas medicações ou mais (74,2%), e mais da metade relatou não praticar atividade física regularmente (60,6%). Apesar disso, apresentaram uma percepção de saúde boa (80%). Sobre o histórico de quedas, a maioria relatou ter sofrido quedas anteriormente (66,7%), sendo a causa mais comum tropeção ou escorregão (50%). A maioria (62,2%) foi classificada como sem déficit ou déficit funcional leve.

Conclusão

O perfil dos idosos participantes caracteriza-se por um perfil funcionalmente independente, majoritariamente feminino, com alta escolaridade, baixa renda, que convivem com comorbidades, são sedentários, e percebem sua saúde como boa.

Relevância Clínica

Este estudo chama a atenção para a importância de se conhecer o perfil sociodemográfico e funcional de pessoas idosas que frequentam programas de prevenção de quedas, e conduz a hipóteses de como este pode atrelar-se a questões inerentes à saúde e ao estado funcional, o que pode conduzir a um melhor direcionamento das ações direcionadas a esse grupo.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

Uncisal - Alagoas - Brasil

Autores

GABRIELLE MELO LIMA SOARES DE AMORIM, RAYANNE KAROLINE DA SILVA SANTOS, KELLY FRANCIELLY VILELA DOS SANTOS, CLEINY DOS SANTOS TEMÓTEO , DANIELLY VITORIA DA SILVA FERREIRA, MYRELLE FERREIRA SOARES, EDNAURA VITORIA NICACIO DA SILVA, FELIPE LIMA REBÊLO