XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS DO USO DO BREXPIPRAZOL NO CONTROLE DA AGITAÇAO EM PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA BREVE ANALISE

Objetivo

O presente estudo objetiva evidenciar impactos referentes ao controle dos sintomas de agitação em pacientes com Doença de Alzheimer (DA), assim como analisar brevemente os efeitos adversos do uso de um antipsicótico atípico: Brexpiprazol.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão narrativa, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed, BVS e Scopus, com os descritores "Brexpiprazol", "Agitation" e "Alzheimer's Disease", separados pelo operador booleano "AND". Os critérios de inclusão foram: responder à pergunta de pesquisa, disponibilidade gratuita e recorte temporal de 5 anos. Foram encontrados 36 artigos, sendo 9 duplicados e 7 selecionados para análise na íntegra.

Resultados

A agitação é uma síndrome comportamental presente em 30-50% dos casos de DA, sendo categorizada como física ou verbal, com ou sem agressividade, baseado no Inventário de Agitação de Cohen-Mansfield (CMAI). Os artigos evidenciaram benefícios do uso do Brexpiprazol, um antipsicótico atípico, durante 12 semanas no controle da agitação, com perfil de melhora clínica pela pontuação do CMAI e maior relevância na dose fixa de 2 mg, comparado a doses variáveis. Ademais, os estudos mostraram melhor tolerabilidade em relação a efeitos adversos, como cefaleia, insônia, tonturas, dentre outros, que se apresentaram de forma leve a moderada. Apesar de não terem sido relevantes os eventos graves ao longo do estudo, como acatisia, agranulocitose e irregularidades cardíacas e metabólicas, é recomendado o monitoramento regular para garantir a segurança dos pacientes.

Conclusão

Há benefícios clínicos dose-dependente do uso de Brexpiprazol no controle de agitação, física e/ou verbal, em pacientes com DA.

Relevância Clínica

A análise demonstra a necessidade de expandir os estudos a longo prazo para sustentar a evidência do uso do Brexpiprazol como medicamento para melhora clínica dos sintomas de agitação em pacientes com DA.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Liga Norte Rio Grandense Contra o Câncer - Rio Grande do Norte - Brasil, Univerdidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

BIANCA CUONO PEREIRA, Ana Karla Silva de Oliveira, Rafael Tavares Cavalcante