XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇAO DA SARCOPENIA EM PESSOAS IDOSAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: ASPECTOS FUNCIONAIS EM UMA SERIE DE CASOS

Objetivo

Avaliar os aspectos funcionais da sarcopenia em uma série de casos de pessoas idosas com deficiência intelectual.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo transversal em uma série de casos, com amostra constituída por participantes com idade igual ou superior a 50 anos de ambos os gêneros, realizado em uma escola de regime de convênio da secretaria de estado de educação. Foram submetidos a avaliações para caracterização sociodemográfica e clínica, rastreio da sarcopenia pelo sarc-calf, mensuração de força muscular por dinamometria hidráulica, medição da massa muscular por bioimpedância, avaliação da funcionalidade pelo teste de velocidade de marcha e mobilidade pelo teste timed up and go. Os dados foram descritos com medidas de tendência central, dispersão, frequências absolutas e relativas. Estudo submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade da Amazônia sob CAAE nº 76260823.8.0000.5173.

Resultados

Foram avaliados 12 participantes com idade média de 57,16 ±5,06 anos, distribuídos igualmente entre os gêneros (50,0%; 6/12). O escore total médio do Sarc-calF de 8,5 pontos, os valores médios das forças de preensão entre os gêneros foram maiores na mão esquerda feminina (13,3 kgf ±3,92) e direita masculina (12,17 kgf ±5,92). A porcentagem de massa muscular média evidenciou a faixa etária entre 50 a 59 anos com as maiores frequências em ambos os gêneros, feminino (26,65%) e masculino (34,21%). O valor médio da marcha foi de 0,72 m/s e a mobilidade com tempo médio de 14,29 (±3,55) segundos.

Conclusão

As pessoas idosas com deficiência intelectual apresentaram risco de sarcopenia, com limitação da força muscular e funcionalidade.

Relevância Clínica

A necessidade de um maior conhecimento acerca do processo de sarcopenia que pode ocorrer em pessoas idosas com deficiência intelectual por meio de algoritmo padronizado. Visto que o processo de envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual, apresentam uma dupla carga de limitação funcional.

Área

Fragilidade

Instituições

Universidade da Amazônia - Pará - Brasil, Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

JOÃO SÉRGIO DE SOUSA OLIVEIRA, Josiane Pereira Corrêa, Raissa Ferreira Cândido Godoi , Victor Alexandre Araújo de Oliveira , Gabriella Melo de Andrade, Danielle Ferreira de Souza , Altair Vallinoto Klautau , Jorge Lopes Rodrigues Júnior