XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

POSSIVEL RELAÇAO ENTRE FRAGILIDADE DO IDOSO E SOBRECARGA DO CUIDADOR: DADOS PRELIMINARES

Objetivo

Analisar a possível relação entre fragilidade do idoso e sobrecarga do cuidador.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal e com abordagem descritiva. A coleta de dados foi realizada com idosos
atendidos no Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário de Santa Maria e seus cuidadores familiares. A fragilidade do idoso foi classificada pela Escala Frail que avalia marcha, força, fadiga, perda de peso e a presença de três ou mais diagnósticos. Já a sobrecarga do cuidador foi classificada pela Escala de Sobrecarga de Zarit que avalia o impacto da prestação de cuidados, a relação interpessoal, as expectativas com o cuidar e a percepção de autoeficácia. Os questionários foram aplicados individualmente entre agosto de 2023 e abril de 2024.

Resultados

Participaram do estudo 20 idosos acompanhados de seus cuidadores. Em relação aos idosos, 65% eram do sexo feminino,
com idade média de 76,7 anos (± 9,2), apresentando diagnósticos principais de Doença de Alzheimer (30%) e Pós Acidente Vascular Encefálico (25%), além de 75% serem classificados como frágeis. Em relação aos cuidadores, 60% eram do sexo feminino, com idade média de 57,6 anos (± 14,4), exercendo o cuidado de seus cônjuges (45%) ou pais (45%), e 70% apresentando sobrecarga de moderada a grave.

Conclusão

Destaca-se os altos índices de fragilidade do idoso e de sobrecarga do cuidador, o que corrobora para uma possível relação entre as variáveis. Além disso, a prevalência da Doença de Alzheimer entre os idosos, sendo essa a principal causa de incapacidade cognitiva,
compromete a independência nas atividades de vida diária e implica em maior sobrecarga de trabalho e a nível emocional para o cuidador.

Relevância Clínica

Conhecer a realidade dos cuidadores familiares, visto que o excesso de sobrecarga além de influenciar a qualidade do cuidado, também pode interferir nas relações familiares.

Área

Fragilidade

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRUNA FLORES ROSO, KAYLA ARAÚJO XIMENES AGUIAR PALMA, MELISSA MEDEIROS BRAZ