XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE MINDFULNESS NA QUALIDADE DO SONO DE IDOSOS: UM ESTUDO DE INTERVENÇAO RANDOMIZADO COM GRUPO CONTROLE ATIVO

Objetivo

Investigar os efeitos de um programa de mindfulness na qualidade do sono de idosos.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo de intervenção controlado e randomizado com participantes idosos assistidos pela atenção primária à saúde. Estes foram divididos em dois grupos: (I) Grupo Intervenção (GI), que recebeu um protocolo de intervenções baseadas em mindfulness (N=50); (II) Grupo Controle Ativo (GCA), que teve aulas de estimulação cognitiva por aula de informática (N=46). Ambos os grupos tiveram duração de 4 meses. Foram aplicados os instrumentos Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e WHOQOL-Bref antes e após as intervenções. Um grupo focal foi conduzido após a intervenção para coletar dados qualitativos e comparar com as análises quantitativas.

Resultados

Os participantes submetidos à intervenção de mindfulness apresentaram pequenas melhorias nos escores de PSQI, porém sem diferença estatisticamente significativa em comparação com o GCA nas análises por protocolo e por intenção de tratar. Por outro lado, o número de participantes que passou a ter qualidade de sono ruim na pós-intervenção aumentou no GCA, justificando os resultados estatisticamente significativos nas análises delta intergrupo (p=0,048). Além disso, a melhora da qualidade do sono apresentou correlação estatística com o Domínio Físico do WHOQOL-Bref (p=0,039). Ao calcular o Número Necessário para Tratar, observou-se que, a cada 5 participantes que receberam a intervenção de mindfulness, uma experimentava efeito benéfico. Os resultados qualitativos, analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, demonstraram resultados favoráveis ao Grupo Intervenção.

Conclusão

Embora tenham sido observadas pequenas melhorias nos idosos do grupo de mindfulness, algumas análises não apresentaram diferença estatisticamente significativa em comparação com o grupo controle. Novos estudos devem ser realizados para identificar o perfil de idosos que se beneficiam com a intervenção.

Relevância Clínica

As intervenções de mindfulness podem gerar pequenas melhorias na qualidade do sono em grupos específicos de idosos.

Área

Outras Temáticas em Gerontologia

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CÍNTIA VASCONCELOS MAPURUNGA BANDEIRA, Marcelo Vasconcelos Mapurunga, Davi José Barros de Vasconcelos, Alex Pereira de Oliveira, Artur Teles Moreira Gouveia Coutinho, Ana Cláudia Bonilha, Luiz Roberto Ramos, Marcelo Demarzo