XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DE UMA POPULAÇAO ATENDIDA EM UMA CLINICA ESCOLA EM COMPARAÇAO A SARCOPENIA

Objetivo

Descrever aspectos epidemiológicos de uma população de idosos atendidos em uma clínica escola em comparação a prevalência da sarcopenia.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, aninhado a uma coorte prospectiva, realizado entre 2016 e 2023 em uma clínica escola de saúde. Para isso, entrevistou-se idosos com 60 anos ou mais de idade, que foram questionados sobre diagnósticos autorreferidos e uso de medicamentos. Além disso, foram feitos testes para mensuração de altura, peso, força física com uso de um dinamômetro palmar, massa muscular com a medida da circunferência da panturrilha e capacidade física com a velocidade da marcha em 4,6 metros. Por fim, foi comparado os resultados obtidos com a prevalência da sarcopenia.

Resultados

A amostra populacional estudada foi composta de 213 indivíduos, sendo 48 com sarcopenia e 165 sem a doença. Para os indivíduos com sarcopenia, a doença mais prevalente foi Hipertensão Arterial Sistêmica (N=30, 62,5%), sendo em média 2,9 doença por entrevistados desse grupo (Desvio-padrão, DP=2,11), polifarmácia em 25% (N=12). Dentre esses aspectos, apenas a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e a osteoartrite foram relevantes para a prevalência da sarcopenia (respectivamente, p=0,0037 e p=0,033, ambos mensurados através do teste de Qui-Quadrado). Além disso, ainda sobre tais indivíduos, o peso médio foi de 62,1 Kg (DP=11,52) e altura de 1,5 metros (DP=0,07), Índice de Massa Corporal (IMC) de 26,9 (DP=4,75, p=0,0562). As duas primeiras medidas foram relevantes para a prevalência da sarcopenia, respectivamente os valores de probabilidade encontrados foram 0,0037 e 0,0106, ambas medidas pelo teste de Qui-Quadrado.

Conclusão

A pesquisa corrobora alguns achados na literatura quanto a prevalência da DRGE e da osteoartrite em comparação, reforçando relações fisiopatológicas entre o desenvolvimento dessas doenças e outros aspectos biológicos.

Relevância Clínica

Aprofundar a compreensão da sarcopenia, seus fatores de risco e sua relação com aspectos epidemiológicos em idosos.

Área

Fragilidade

Instituições

Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil

Autores

CÍNTIA VASCONCELOS MAPURUNGA BANDEIRA, Davi José Barros de Vasconcelos, Marcelo Vasconcelos Mapurunga, Beatriz Calisto Campos, Maria Clara Moreira Santiago, Alexia Pereira de Oliveira, Cíntia Lira Bordes, Arnaldo Aires Peixoto Júnior