XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL MULTICOMPONENTE NA FUNCIONALIDADE DE IDOSOS COM SARCOPENIA: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Analisar o efeito do treinamento funcional multicomponente na funcionalidade de uma idosa de 74 anos com sarcopenia.

Materiais e Métodos

Trata-se de um relato de caso, derivada de uma intervenção aplicada por um profissional de Educação Física especialista em Gerontologia. O diagnóstico de sarcopenia foi feito mediante avaliação física prévia, seguindo as recomendações publicadas pelo European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2), utilizando métodos indiretos (Questionário SARC-F) e diretos, envolvendo testes de força, massa muscular e desempenho físico, os quais: Força de Preensão Manual (FPM), Levantar e Sentar 5x (LS-5), Circunferência de Panturrilha (CP) e Timed Up and Go (TUG). Em seguida, foi aplicado o protocolo de treinamento multicomponente, consistindo em exercícios multiarticulares, multiplanares e integrados, que foram divididos em três blocos: 1. Mobilidade/estabilidade articular; 2. Ativação neuromuscular I (exercícios de equilíbrio estático/dinâmico, coordenação e agilidade); 3. Ativação neuromuscular II (exercícios de fortalecimento muscular global). Após 6 meses de intervenção, foi realizada uma reavaliação dos parâmetros citados.

Resultados

Foram constatadas melhorias no tempo de execução do teste LS-5 (pré: 15,6s; pós: 11,64s; ∆ = ↑ 28,39%) e TUG (pré: 10s; pós: 8,15s; ∆ = ↑ 18,50%), estando esses valores abaixo do ponto de corte sugestivo de sarcopenia para cada teste (>15s e ≥20s, respectivamente). A FPM também melhorou (pré: 14,3kgf; pós: 15,6kgf; ∆ = ↑ 9,09%), embora tenha permanecido abaixo do ponto de corte estabelecido para mulheres (>16kgf). Quanto à CP, não houve mudanças após a intervenção, permanecendo inalterada em 26cm, indicando manutenção da massa muscular.

Conclusão

O treinamento funcional multicomponente de 6 meses melhorou a força muscular e o desempenho físico de uma idosa com diagnóstico de sarcopenia.

Relevância Clínica

Este método de treinamento se mostrou eficiente para a prática clínica com idosos sarcopênicos, podendo ser aplicado tanto na prevenção quanto no tratamento desta condição.

Área

Prevenção e Envelhecimento Ativo

Instituições

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

JAIRO DA COSTA LIMA NETO, RHENNAN RODRIGUES BARBOSA