XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DE LIGA DE GERIATRIA NA FORMAÇAO DE ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIENCIA

Objetivo

Descrever a experiência dos acadêmicos de medicina ligantes da Liga de Geriatria da Universidade de Pernambuco (LAGEUPE) baseado nas atividades desenvolvidas em um ano.

Materiais e Métodos

Realizou-se a análise das atividades conforme o alinhamento da Liga ao conceito de “tripé acadêmico” com ensino, pesquisa e extensão. No ensino, foram avaliadas as aulas teóricas, apresentações, seminários e estágios. Na extensão, descreveram-se projetos informativos. Nas publicações, focou-se na produção de livro, materiais de apoio aos pacientes e trabalhos científicos para congresso.

Resultados

Nesse período, foram ministradas aulas por médicos e docentes da Universidade de Pernambuco, apresentações de seminários por especialistas da área e estágios realizados no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Os ligantes publicaram o livro “Geriatria e Gerontologia: um olhar sobre a saúde do idoso”, desenvolveram o projeto de extensão “Cartilha do Idoso”, no qual foram produzidas e entregues cartilhas para a população idosa do HUOC. Na pesquisa, 2 estudantes obtiveram bolsas de iniciação cientifica aprovadas para um projeto que analisa insuficiência cardíaca em idosos. Ademais, foram apresentados 8 trabalhos, no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e no Congresso Pernambucano de Cardiologia. Por fim, a liga obteve aprovação de um fomento concedido pela universidade para continuação do projeto de podcast “Idosopod”.

Conclusão

A participação em uma liga acadêmica que alia o “tripé universitário” às necessidades de cuidados geriátricos e gerontólogicos acaba por formar médicos mais capacitados na atenção à pessoa idosa, mesmo que não se tornem geriatras no futuro.

Relevância Clínica

Estudantes de medicina participando de ligas acadêmicas é de significativa importância, pois além de haver uma busca pelo conhecimento, nesse caso, geriátrico e gerontólogicos, há a possibilidade do estudante melhorar o seu currículo acadêmico e sua prática clínica contribuindo para a sua formação como futuro médico.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

LÍVIA FABRÍCIA FRANCISCO DE LIMA, Sylvia Ferreira Grisi Paiva Ferreira Grisi Paiva, Giovanna Rodrigues Lira Rodrigues Lira, Bianca Alves de Paiva Alves de Paiva, Victor do Amaral Dias do Amaral Dias