XII Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA MORTALIDADE EM PACIENTES IDOSOS EM HEMODIALISE NO MUNICIPIO DE CARUARU-PE

Objetivo

O objetivo primário foi avaliar a taxa de mortalidade e fatores preditores para mortalidade entre os pacientes idosos que iniciaram hemodiálise durante internamento no Hospital Mestre Vitalino.

Materiais e Métodos

Trata-se de um transversal, com caráter analítico e descritivo; realizado com dados coletados no Hospital Mestre Vitalino entre julho/2017 e abril/2018. Foram selecionados pacientes com mais de 65 anos, que iniciaram hemodiálise durante internamento no serviço. Foram excluídos aqueles que apresentavam inconsistências nos dados pré-coletados. Inicialmente haviam 152 pacientes, porém, após análise inicial, restaram 56 pacientes para análise. As variáveis quantitativas com distribuição normal foram descritas através de valores absolutos, média e desvio padrão. Para identificar possíveis preditores de mortalidade, foram realizadas análises de regressão logística univariada e os resultados foram expressos sob forma de razão de chance e intervalo de confiança de 95%.

Resultados

A média de idade (± DP) dos participantes foi de 81,4±9,1 anos, com alta taxa de mortalidade entre a população (71,4%, sendo de 81% nos idosos > 80 anos). Os preditores associados que tiveram significância estatística foram uso de droga vasoativa (p = 0,03), uso de ventilação mecânica (p = 0,01), presença de plaquetopenia (p = 0,02), oligúria (p = 0,01) e idade maior que 80 anos (p = 0,005); foram analisados ainda a presença de anemia, leucocitose e hipercalemia no início da hemodiálise, uso de antibiótico e outras comorbidades.

Conclusão

Com esses dados foi possível observar a alta mortalidade nesses pacientes e que, aqueles que tinham fatores de gravidade tiveram pior desfecho clínico, devendo-se, portanto, analisar individualmente a indicação de iniciar terapia renal substitutiva nesse grupo de pacientes.

Relevância Clínica

Com os dados encontrados fica evidente a necessidade de análise individualizada do perfil do paciente idoso que tem indicação de início de hemodiálise, a fim de não indicar um procedimento que não trará benefícios clínicos.

Área

Outras Temáticas em Geriatria

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

LARISSA MENDES BEZERRA, Bertrand Saulo Cariry, Rodrigo Alves Oliveira