X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO EM PROTESE ARTICULAR COM ACINETOBACTER BAUMANNII MULTIRRESISTENTE: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A artroplastia do quadril é um procedimento cirúrgico utilizado como forma de tratamento dos problemas que ocorrem na articulação coxofemoral. Representam a possibilidade de redução no desconforto e imensurável melhora na mobilidade dos pacientes. Em alguns casos, pode ocorrer a infecção da prótese, sendo possível através de três vias distintas: implantação direta, hematogênica e reativação de infecção latente. O Acinetobacter baumannii é um patógeno oportunista e está entre o mais comum e perigoso multirresistente dos patógenos, sendo o uso de polimixinas indicado nos casos resistentes a carbapenemicos.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com politraumatismo após acidente automobilístico evoluindo com infecção relacionada à prótese articular de quadril com bactéria multirresistente.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 23 anos, vítima de acidente automobilístico, submetida a laparotomia exploradora, para controle hemostático de lesão esplênica e tratamento cirúrgico de fratura-luxação do acetábulo à esquerda. Relato de tempo cirúrgico prolongado, via anterior e posterior, profilaxia com Vancomicina e Kefazol. Admitida na Unidade de Terapia Intensiva hemodinamicamente estável, bom padrão respiratório em cateter nasal, alerta e consciente. Evoluiu com dessaturação e dor torácica, solicitado angiotomografia pulmonar, e descartado tromboembolismo pulmonar. Radiografia de tórax evidenciou derrame pleural volumoso à esquerda e pequeno à direita, sugerindo contusão pulmonar pequena em base direita, com áreas de laceração. Submetida a toracostomia com drenagem pleural fechada, saída de 1000 ml de líquido hemorrágico. Evoluiu com febre associado a exame de urina alterado sendo iniciado tratamento de infecção urinária. Apresentou secreção em ferida operatória, submetida à desbridamento, curativo à vácuo e iniciado antibioticoterapia empírica. Culturas de tecidos identificaram Acinetobacter baumannii multirresistente, sensível a Polimixina B e Amicacina. Iniciado Polimixina B para o tratamento de infecção relacionada à prótese articular de quadril, evoluindo com melhora do quadro infeccioso e alta hospitalar para reabilitação fisioterápica.

Conclusões/Considerações Finais

Os casos de infecções em próteses articulares aumentam mundialmente em paralelo ao crescimento dos procedimentos cirúrgicos realizados. Para obter o sucesso no tratamento é necessário que se estabeleça o diagnóstico clínico e laboratorial de forma rápida, associado à desbridamento cirúrgico e antibioticoterapia adequada para resolução definitiva.

Palavras Chave

Artroplastia; Acinetobacter baumannii; Infecção.

Área

Clínica Médica

Autores

THIAGO BARBOSA AMARAL, CARLOS HEMRIQUE MAPA SANTOS, CAROLINA LAIS ESTEFANI, EVELYN JOYCE CORGOSINHO, GISELLE ALENE MONTERO GIRODO