Dados do Trabalho
Título
TERATOMA MEDIASTINAL CISTICO EM HOMEM ADULTO: UM RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
O Teratoma é um tumor que apresenta componentes de tecidos ou órgãos que são derivados de mais de uma camada germinativa. A área extragonadal mais acometida é o mediastino anterior e esses tumores são raros e usualmente benignos. Muitos pacientes são assintomáticos ao diagnóstico que normalmente acontece acidentalmente por imagem torácica. Quando apresentam sintomas esses se devem à compressão, invasão de estruturas adjacentes ou várias cosíndromes. O Teratoma Mediastinal Cístico tem um ótimo prognóstico após excisão cirúrgica completa.
Objetivos
Relatar um caso clínico desse tipo raro de tumor, discutindo seu diagnóstico, propedêutica, prognóstico e diagnósticos diferenciais.
Descrição do caso
Trata-se de um estudo do tipo Relato de Caso realizado no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) em Divinópolis, Minas Gerais. Realizou-se extensa revisão bibliográfica sobre o assunto nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, LILACS e SciELO através dos descritores “TeratomaMediastinal”.
Paciente F.F.O., homem de 43 anos de idade, imunocompetente, previamente hígido, foi admitido no CSSJD, em Julho de 2018, apresentando quadro de tosse seca persistente há 30 dias, dispneia aos esforços, inapetência e perda de peso de 4kg no período de um mês. Em radiografia de tórax observou-se imagem de opacidade em hemitórax direito sugestiva de derrame pleural. F.F.O. foi submetido a toracostomia com drenagem de liquído pleural exsudativo. Iniciou-se antibioticoterapia todavia,através da tomografia computadorizada evidenciou-se grande lesão cística expansiva que se originava no mediastino e ocupava boa parte do hemitórax anterior direito. O paciente passou por cirurgia para ressecção de tumor, evoluindo bem após o procedimento e recebendo alta hospitalar em oito dias. A anatomopatologia da peça cirúrgica confirmou a hipótese diagnóstica de Teratoma Maduro Cístico.
Conclusões/Considerações Finais
Teratoma Maduro Cístico Mediastinal é uma doença rara que evolui em maior parte do tempo assintomática e, quando apresenta sintomas,são em sua maioria inespecíficos, relacionados à compressão de estruturas. A ressecção cirúrgica completa do tumor é tratamento adequado com prognóstico favorável e evita complicações. É fundamental suspeitar da presença dessa morbidade frente à apresentação de opacidade volumosa de um hemitórax, sem história pregressa de infecção pulmonar ou quadros que possam predispor empiema pleural.
Palavras Chave
Teratoma; tumor; mediastino
Área
Clínica Médica
Instituições
HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS - Minas Gerais - Brasil
Autores
TALITA FERNANDA DE OLIVEIRA, VÍTOR REZENDE ALMEIDA, ANA FLÁVIA FARIA RODRIGUES MELO, DANILO VALE RIOS, GERALDO LIMA PAIVA