X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE URETERAL PRIMARIA COMPLICADA POR TUBERCULOSE MILIAR EM PACIENTE HIV NEGATIVO

Fundamentação/Introdução

A tuberculose (TB) é uma importante causa de morbidade e mortalidade. Ocorrem 8-10 milhões de casos novos ao ano. O Mycobacterium tuberculosis (MT) tem o pulmão como porta de entrada e pode disseminar. O acometimento extrapulmonar ocorre em 10-20% dos casos e em até 60% nos imunocomprometidos. A tuberculose urogenital corresponde a 27% dos casos de acometimento extrapulmonar. As manifestações clínicas incluem dor lombar, em flanco e/ou em região suprapúbica, hematúria e sintomas urinários. Mais de 90% dos pacientes assintomáticos apresentam piúria estéril acompanhada ou não de hematúria microscópica. O diagnóstico é feito por meio do isolamento do patógeno na urina ou a partir de biópsia.

Objetivos

Apresentar um caso clinico de TB ureteral primária com suspeita de posterior disseminação hematogênica após biopsia renal.

Descrição do caso

Trata-se de um relato de caso de paciente 34 anos, sexo feminino, previamente hígida, com sintomas urinários, piúria asséptica, hematúria e aumento de PCR sem resposta ao tratamento antimicrobiano. Sorologia para HIV previa negativa. Tomografia de abdômen evidenciou dilatação pieloureteral e ponto de estenose em ureter distal. Submetida a cistoscopia e ureteroscopia, com visualização de lesões vesiculares em mucosa uretral. Realizada dilatação uretral e biópsia que evidenciou ureterite crônica granulomatosa associada a micobactéria. Radiografia de tórax do início da internação sem alterações. Iniciado tratamento de primeira linha evoluindo com alteração importante da função hepática. Diante de piora clínica, dispneia e dor torácica, novos exames de imagem foram solicitados e evidenciaram derrame pleural bilateral, opacidade em vidro fosco nos lobos inferiores, padrão micronodular bilateral, infiltrados pulmonares bilaterais e difusos de padrão miliar, compatíveis com o diagnóstico clínico de tuberculose pulmonar. Duas amostras de escarro colhidas com BAAR negativo e duas sorologias para HIV também negativas. Iniciado tratamento com esquema alternativo para hepatopata com evolução clínica favorável.

Conclusões/Considerações Finais

A tuberculose renal é uma doença de difícil diagnóstico. Deve-se suspeitar em quadros de piúria estéril. A disseminação hematogênica da Mycobacterium tuberculosis, após intervenção cirúrgica é uma complicação rara. Devemos estar atentos a piora clínica do paciente após procedimentos invasivos, com diagnóstico confirmado de tuberculose extrapulmonar.

Palavras Chave

Tuberculose extrapulmonar, tuberculose miliar, tuberculose ureteral, disseminação hematogênica, piúria asséptica.

Área

Clínica Médica

Autores

ANTONIO PAULO PESSOA DE ABREU, CRISTIANE ASSIS DE OLIVEIRA, IVA MARA PAULA DE OLIVEIRA, RODRIGO CAMPOS SALES SILVÉRIO, MARIA JOSÉ FERREIRA