Dados do Trabalho
Título
A TELESSAUDE VENCENDO BARREIRAS DE ACESSO AO CUIDADO: UM EXEMPLO DE SUCESSO
Fundamentação/Introdução
Apesar da Constituição garantir acesso universal e igualitário à assistência médica a todos os cidadãos brasileiros, ainda há grande desigualdade no acesso aos serviços de saúde, principalmente em municípios pobres e remotos, impondo barreiras econômicas, geográficas e culturais.
Objetivos
Descrever experiência de serviço público de telessaúde de larga escala, a Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG), que tem como objetivo desenvolver e utilizar ferramentas tecnológicas para reduzir as barreiras de acesso da população a serviços de saúde de qualidade.
Delineamento e Métodos
Trata-se de relato de experiência.
Resultados
Criada em 2005, as primeiras atividades da RTMG envolveram a implementação da tele-eletrocardiografia em municípios remotos. O serviço se mostrou custo-efetivo e, com isso houve um financiamento para sucessivas expansões. Atualmente, abrange 812 municípios em Minas Gerais (MG), 5 no Acre, 18 na Bahia e 22 no Mato Grosso, principalmente na Atenção Primária, com atividades de telediagnóstico e teleconsultoria, mas também atua em 2 Centros de Atenção Secundária e no Norte de MG em 48 ambulâncias. O telediagnóstico inclui laudos de monitorização ambulatorial de pressão arterial, Holter, retinografia, espirometria e eletrocardiograma, sendo o último o mais utilizado (3,75 milhões de exames). A teleconsultoria é um serviço de segunda opinião em 45 especialidades, sendo que até o momento foram realizadas 123.081. O serviço de tele-educação foi criado para possibilitar educação continuada dos profissionais de saúde. Foram produzidos 192 objetos de aprendizagem, que abrangem cursos, webaulas e segunda opinião formativa. O retorno sobre o investimento foi de 5:1, totalizando uma economia de 220 milhões de reais. Com o desenvolvimento da tecnologia de aplicativos, vislumbrou-se a possibilidade de levar o conhecimento especializado de forma mais estruturada e imediata aos profissionais de saúde, junto com o desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão. Sendo assim, os aplicativos visam auxiliar na condução de diferentes condições de saúde e têm sido testados em estudos de implementação.
Conclusões/Considerações Finais
Este modelo, integrando a academia e o serviço público de saúde, tem gerado continuamente produtos inovadores que permitiram à RTMG reduzir as barreiras ao atendimento de regiões pouco assistidas. A replicabilidade do modelo pode ser evidenciada pelas sucessivas expansões para outros municípios de MG e outros estados brasileiros.
Palavras Chaves
Telemedicina, Eletrocardiografia, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde
Área
Clínica Médica
Instituições
Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Autores
LETICIA BAIAO SILVA, Maria Beatriz Moreira Alkmim, Clareci Silva Cardoso, André Pires Antunes, Elmiro Santos Resende, Daniel Ferreira Cunha, Antônio Luiz Ribeiro, Milena Soriano Marcolino