X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PNEUMOTOXICIDADE SECUNDARIA AO USO DE IMUNOBIOLOGICOS: A IMPORTANCIA DA ANAMNESE PARA O DIAGNOSTICO

Fundamentação/Introdução

A pneumonia em organização (PO) é uma reação reparativa, frequente e não específica, do tecido pulmonar, caracterizada histologicamente por proliferação de tecido de granulação dentro de pequenas vias aéreas e ductos alveolares, e por inflamação crônica dos alvéolos subjacentes. Acomete indivíduos de ambos os sexos, especialmente entre 40-75 anos, manifestando-se com quadro pneumonia-símile, com febre, tosse, dispneia, queda do estado geral e perda de peso. A PO na maioria dos casos é idiopática, mas pode aparecer como complicação de doença vascular, do colágeno, particularmente artrite reumatoide (AR), radiação, toxicidade por drogas e infecções. A seguir será descrito um relato de caso sobre o tema.

Objetivos

Fazer um relato de caso de uma patologia pouco citada, de modo a considerá-la como diagnóstico diferencial de causas de dispneia que cursam com alterações intersticiais.

Descrição do caso

A.M.M, mulher, ex tabagista 30 anos/maço, portadora de AR, hipertensa e hipotireoidea. Fazia uso regular de golimumabe e macrodantina. Compareceu no pronto atendimento com relato de dispneia progressiva, tosse seca intermitente e dessaturação. Realizada tomografia computadorizada (TC) de seios da face que mostrou pansinusite e Raio X de tórax com infiltrado intersticial bilateral. A paciente foi internada e mantida com suplementação de oxigênio. Solicitada propedêutica com TC de tórax, que mostrou áreas difusas de espessamento septal inter e intralobular, associado a vidro fosco, formando padrão de pavimentação em mosaico, de distribuição predominantemente periférico. Para melhor esclarecimento do quadro, a paciente foi submetida à biopsia pulmonar e a análise anatomopatológica comprovou PO em processo de resolução. Foi iniciado corticoterapia com prednisona, com redução progressiva da dose. A paciente evoluiu com melhora da dispneia e saturação satisfatória em ambiente.

Conclusões/Considerações Finais

A PO deve ser considerada no diagnóstico diferencial dos quadros clínicos de pneumonia-símile acompanhada por infiltrados pulmonares. O diagnóstico precoce e a terapia com corticosteroides pode resultar em completa remissão dos sintomas e das anormalidades de função pulmonar, conferindo melhor prognóstico ao paciente.

Palavras Chave

pneumonia em organização, pneumotoxicidade, imunobiológicos

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Barbacena - Minas Gerais - Brasil

Autores

LARYSSA GRAZIELE BARBOSA MIRANDA, DEBORAH DOS REIS ESTRELLA, LETÍCIA DE MIRANDA STRAITENBERGER RIBEIRO, VELSA CORREIA DA SILVA REIS