X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: JOVEM COM ARTERITE DE TAKAYASU, HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR E INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

Fundamentação/Introdução

Arterite de Takayasu é uma vasculite granulomatosa caracterizada por fibrose da camada íntima, e estenose vascular, afetando principalmente a aorta, seus ramos, e artéria pulmonar. Ela comumente afeta mulheres entre 15 e 30 anos de idade. Consiste em uma fase inicial com sintomas sistêmicos, e uma fase “sem pulso”, apresentando insuficiência vascular como claudicações, hipertensão e manifestações neurológicas. O diagnóstico é dado pela observação de lesões em vasos grandes e médios na angiografia contrastada, tomografia, ou ressonância magnética. O uso de corticoides e imunossupressores é indicado como tratamento. Nos casos refratários, pode ser necessário revascularização por bypass ou stent. Já a Hipercolesterolemia Familiar é uma doença genética autossômica codominante do metabolismo das lipoproteínas, que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL), e pela presença de sinais clínicos característicos, como xantomas e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura.

Objetivos

Descrever a manifestação de uma arterite de Takayasu associada a outra doença que aumenta o risco cardiovascular.

Descrição do caso

Paciente feminino, 39 anos foi diagnosticada com arterite de Takayasu e hipercolesterolemia familiar há 18 anos. No mesmo período, apresentou infarto agudo do miocárdio (IAM), sendo submetida a 17 cateterismos e 6 angioplastias desde então. Desenvolveu doença arterial crônica, com claudicação intermitente, além de hipertensão arterial sistêmica, cefaleia crônica, xantelasmas, xantomas e ateromatose de carótidas internas. Apresenta ainda atopia medicamentosa a estatinas, fibratos, propranolol, captopril e ácido acetilsalicílico, o que torna sua dislipidemia de difícil controle e favorece suas manifestações clínicas. Ultrassonografia evidenciou aorta de diâmetro normal e estenose de artérias renais, que se manifesta clinicamente com sopro.

Conclusões/Considerações Finais

A peculiaridade desse relato encontra-se na associação entre uma vasculite de grandes vasos e a hipercolesterolemia, as quais, isoladamente, predispõem a um maior risco cardiovascular. Sobrepostas, essas patologias resultaram em diversas complicações isquêmicas importantes na paciente em uma faixa etária inferior à prevista.

Palavras Chave

Arterite de Takayasu; Hipercolesterolemia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

ERICK PARADA FABIAN, Fernanda Arantes Mendonça Toledo Almeida, Lígia Paiva, Tainá Mendes Bertolin, Saadallah Azor Fakhouri Filho