X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ENSINO DE PRATICA EM SAUDE BASEADA EM EVIDENCIAS NA GRADUAÇAO: RELATO DE EXPERIENCIA

Fundamentação/Introdução

O aprendizado de práticas em saúde baseada em evidências (PSBE) oferece ferramentas para que o profissional de saúde exerça sua assistência fundamentando-se na melhor evidência disponível, com visão crítica e enfoque no paciente. Assim, o ensino na graduação torna-se sumário.

Objetivos

Relatar a experiência da Liga Acadêmica de Prática em Saúde Baseada em Evidências (LAPSBE) no ensino da PSBE para alunos de graduação de Medicina.

Delineamento e Métodos

Trata-se de relato de experiência da LAPSBE da Universidade Federal de Minas Gerais.

Resultados

Após anos de palestras para médicos preceptores e residentes, integrantes do Grupo Mais Evidências perceberam que o ensino da PSBE era melhor absorvido quanto menor o grau de formação do profissional. Dessa forma, a LAPSBE foi fundada em 2017. Em seu primeiro ano, a liga foi integrada por 10 alunos, para possibilitar o uso de metodologias ativas, máximo aproveitamento de discussões e prática dos conhecimentos adquiridos. A prática consistiu, inicialmente, de apresentação de sessões clínicas de PSBE para seus pares e progrediu para realização de recomendações médicas formais supervisionadas (Projeto ACREDITAR) e palestras em congresso. Em todo o momento, os alunos são expostos a discussões que envolvem busca da melhor evidência, análise crítica, implementação e decisão compartilhada, com o foco no melhor cuidado para os pacientes. Nas palavras dos estudantes : “contribuiu para um raciocínio crítico, me fez perceber vieses cognitivos e a conclusão de que é impossível fazer uma Medicina de excelência sem aprender e praticar PSBE”; proporcionou “mais eficiência em buscar informações relevantes, mais racionalidade no uso da informação e maior capacidade de informar o paciente sobre riscos e benefícios, com maior simplicidade”; “trouxe muito mais independência e autonomia para gerir o conhecimento da Medicina como um todo, com menor dependência dos professores” e “maior crítica à informação da mídia e da indústria farmacêutica”.

Conclusões/Considerações Finais

O resultado preliminar da experiência da liga é de que o aprendizado de PSBE permite ao graduando em Medicina fundamentar a base de sua formação no próprio pilar da PSBE: o uso consciencioso, explícito e judicioso da melhor evidência disponível no cuidado de pacientes individuais. Na experiência dos alunos, a absorção da PSBE à formação em andamento na graduação não somente é harmoniosa, mas também estimulante, fomentando a independência na gestão do aprendizado.

Palavras Chaves

Saúde baseada em evidências; PSBE; SBE; MBE; Liga Acadêmica; Ensino Médico

Área

Clínica Médica

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAFAEL MOURAO CARNEIRO, LORENA MACHADO MARQUES, LEONARDO TEIXEIRA DOMINGOS SILVA, MARIANA DE CAUX BUENO, MILENA SORIANO MARCOLINO