X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: NEFRITE LUPICA SORONEGATIVA PARA FAN

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem auto-imune; laboratorialmente, a medição sérica do Fator Antinuclear (FAN) tem grande valor preditivo em seu diagnóstico. A nefrite lúpica é caracterizada por lesão renal devido à deposição de imuno-complexos nos glomérulos, podendo se manifestar como síndrome nefrótica.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de paciente com síndrome nefrótica, com aspectos epidemiológicos e resultado anatomopatológico compatível com nefrite lúpica, mas imuno-histoquimicamente negativa.

Descrição do caso

Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 30 anos, hipertensa e dislipidêmica com diagnóstico prévio de síndrome nefrótica e trombose de veia cava inferior em 2016. Relata tosse seca há 15 dias, com anemia microcítica/hipocrômica e plaquetopenia. Exames iniciais evidenciaram proteinúria de 4958mg em 24h, hipoalbuminemia, hipercolesterolemia, C3 e C4 baixos, além de análise de líquido pleural confirmando transudato. Sorologias para hepatites, HIV e VDRL negativas. Biópsia renal evidenciou glomerulopatia membranosa grau II associada a glomerulosclerose segmentar focal incipiente, com proliferação mesangial. Foram interrogados os diagnósticos de tromboembolismo pulmonar e LES. Exames de imagem evidenciaram tromboembolismo pulmonar à esquerda. Foi realizada pleuroscopia com resultado de pleurite inespecífica. A anemia foi correlacionada à perda sanguínea e à doença crônica. A questão renal, por sua vez, pode ser associada ao LES pelo resultado da biópsia, pela epidemiologia, pela presença de quadro hematológico e pela presença de serosite, entretanto, o FAN evidenciou dois resultados negativos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O médico encontra dificuldade em diagnosticar a nefropatia lúpica, visto que o paciente preenche alguns critérios, mas não o suficiente para concluir o caso sem dúvidas.

Palavras Chave

Lúpus Eritematoso Sistêmico; Fator Antinuclear; Glomerulonefrite; Nefrite Lúpica.

Área

Clínica Médica

Autores

TACIANE PEDROSA ROSA, Débora Sotírios Souza Pegos, Bruno Manuel da Cruz Póvoa, Tamara Corrêa Magalhães, Thiago Arruda Rezende