X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AGRANULOCITOSE POR LAMOTRIGINA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: Um recente alerta do FDA apontou para uma reação imune rara causada pela droga Lamotrigina que pode levar a um quadro de agranulocitose e pouco descrita nos atuais trabalhos científicos disponíveis.

Objetivos

Objetivos: descrever e discutir uma reação adversa rara e grave devido ao uso de uma droga utilizada na prática clínica, bem como outras substâncias que também podem ter o mesmo desfecho.

Descrição do caso

Descrição caso: Paciente 75 anos, parcialmente dependente para atividades de vida diária, portadora de múltiplas comorbidades e usuária de polifarmácia. Vale destacar, crises convulsivas prévias com uso crônico de Lamotrigina 75mg. Admitida no serviço de Clínica Médica devido a quadro de febre termometrada, prostação e internações recentes, que após investigação foi atribuída a uma pneumonia aspirativa.
Paciente evoluiu com boa resposta ao tratamento antimicrobiano instituído, porém evoluiu com quadro súbito de febre termometrada de 40ºC, calafrios e rebaixamento do sensórios. Exames laboratoriais constataram número absoluto de global leucócitos 540 com diferencial de 0% de segmentados. Paciente possuía exames prévios sem alterações. Após instituídas medidas de suporte de vida para neutropênico febril, um estudo de causa demonstrou aumento recente de dose da Lamotrigina de 75mg para 200mg devido a espasmos musculares. E após retirada desse medicamento com melhora completa nos níveis de leucócitos, bem como revisão bibliografica, ficou confirmado quadro de agranulocitose por Lamotrigina.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Apesar de uma reação muito rara, na pratica clínica devemos estar preparados para casos como o descrito. A rápida detecção da causa de agranulocitose, bem como a adoção de medidas como a suspensão da droga, são definidoras no desfecho final.

Palavras Chave

agranulocitose, lamotrigina

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Madre Teresa - Minas Gerais - Brasil

Autores

JESSICA SILVA DE PAULA, RAFAEL MENDONÇA FERNANDES, THOMAS MURE MILAGRES KENTISH, ANDRE EDUARDO DOS SANTOS BAYEH, GIOVANA PAOLIELO MODENESI