X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA CEFALEIA ENTRE DISCENTES DE UMA FACULDADE DE MEDICINA DE BELO HORIZONTE-MG

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A cefaleia é um sintoma universal, bastante frequente, de intensidade variável e altamente incapacitante, podendo estar associada a diferentes alterações anatômicas, fisiológicas e patológicas.

Objetivos

Objetivos: Avaliar a frequência, a localização e a caracterização da cefaleia entre discentes de uma Faculdade de Medicina de Belo Horizonte-MG.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Foi realizado estudo observacional transversal em setembro de 2015, com 58 alunos do curso de medicina da referida instituição, de ambos os sexos, matriculados em diferentes períodos e selecionados aleatoriamente, os quais manifestaram interesse em participar do trabalho. Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. As informações obtidas foram tabuladas e analisadas com auxílio do programa Epi Info 7.1.5. Para descrever o perfil da amostra segundo as variáveis estudadas foi feita a distribuição de frequência das variáveis categóricas com valores percentuais, e estatística descritiva da variável contínua com valores de média e desvio padrão.

Resultados

Resultados: A idade média dos entrevistados foi de 21.2 ± 2.32 anos, dos quais 66.66% eram do sexo feminino. Em relação à frequência, 3% apresentaram cefaleia diária, 25% semanalmente, 60% mensalmente, 12% semestralmente. No que diz respeito ao tipo de dor, 5% descreveram dor em queimação, 45% em pontada, 50% em aperto ou pressão. Quanto à localização, 43% relataram cefaleia em região frontal, 20% parietal, 30% temporal e 7% occipital.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: Observou-se, portanto, que a maioria dos entrevistados apresentou ao menos um episódio de cefaleia por mês, localizada predominantemente em região frontal, manifestando-se em aperto ou pressão.

Palavras Chaves

Cefaleia, Dor, Estudantes de Medicina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Universidade José do Rosário Vellano - Minas Gerais - Brasil

Autores

ADEMAR GONÇALVES CAIXETA NETO, LILIAN FIGUEIREDO RIBAS, CARLOS EDUARDO PIRES SIMPLÍCIO, AUGUSTO DELBONE FARIA, JÚLIA LIBÓRIO DINIZ, ANDRÉA CAIXETA GONÇALVES, RICARDO MOTTA PEREIRA