X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

BRONCOPNEUMONIA COM ASPECTOS RADIOLOGICOS E EPIDEMIOLOGICOS SUGESTIVOS DE PARACOCCIDIOIDOMICOSE

Fundamentação/Introdução

A broncopneumonia é uma infecção do parênquima pulmonar que tem como característica se apresentar como focos inflamatórios diversos que acometem os lóbulos pulmonares. Já a paracoccidioidomicose (PBmicose) é uma micose sistêmica associada a regiões e atividades agrícolas, que classicamente apresenta acometimento pulmonar bilateral, peri-hilar com predomínio de lesões alveolares, poupando ápices e terços inferiores (padrão em “asa de borboleta”) nas imagens radiológicas; porém a propedêutica e os exames subsidiários podem ser limitados para estabelecimento do diagnóstico nosológico.

Objetivos

Relatar caso de paciente portador de broncopneumonia com aspectos radiológicos e epidemiológicos sugestivos de PBmicose.

Descrição do caso

Paciente masculino, 30 anos, em situação de rua, tabagista e etilista relata dor torácica ventilatório-dependente há 6 dias, tosse com escarro brancacento, ora hemoptoico, náuseas, vômitos alimentares, diarreia aquosa sem muco ou sangue e astenia. Relata pico febril noturno (39°C) com sudorese profusa e calafrios. Foi diagnosticado inicialmente com pneumonia adquirida em comunidade e foi iniciado tratamento com Ceftriaxone e Azitromicina, sem melhora. Refere histórico de trabalho como polidor e lavrador, e de viagens recentes para estados do Norte e Centro-Oeste. Ao exame, encontrava-se hipocorado, desidratado, taquipneico, hipotenso, com murmúrios vesiculares diminuídos em terços médios e crepitações em terços superiores, pectoriloquia em terço médio de hemitórax direito e hepatomegalia. Raio-x de tórax evidenciou opacificação bilateral predominando à esquerda poupando bases e ápices e com broncograma aéreo. Durante internação, considerando os achados e a epidemiologia, foram investigadas possíveis infecções de foco pulmonar, com destaque para Tuberculose e PBmicose, e foi alterado o esquema terapêutico para Cefepime e Oxacilina. A Tomografia Computadorizada de tórax evidenciou opacidades bilaterais predominando em terços médio e superior, com broncograma aéreo e possível adenopatia mediastinal, sem cavitações, com um quadro compatível com broncopneumonia. Aspirado da fibrobroncoscopia revelou cocos gram positivos com pesquisa direta de fungos negativa.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da epidemiologia e imagem sugerirem PBmicose, tratava-se de uma broncopneumonia. Isso revela a dificuldade diagnóstica de infecções pulmonares com similaridades, destacando a importância do lavado brônquico para isolar o agente etiológico.

Palavras Chave

Broncopneumonia; Paracoccidioidomicose

Área

Clínica Médica

Autores

FERNANDA ARANTES MENDONÇA TOLEDO ALMEIDA, GABRIEL GUILHERME NUNES POZZER, LÍGIA PAIVA, TAINÁ MENDES BERTOLIN, SAADALLAH AZOR FAKHOURI FILHO