X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ENSINO EM SAÚDE DO IDOSO NA GRADUÇÃO MÉDICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS

Fundamentação/Introdução

A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina de 2014, emergiram-se discussões sobre a utilização de novas metodologias de ensino que formem profissionais com habilidades e competências capazes de solucionar, com pertinência e sucesso, os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos do trabalho em saúde, traduzindo a excelência da prática médica, prioritariamente nos cenários do Sistema Único de Saúde, entre eles, na Saúde do Idoso.

Objetivos

Descrever a utilização de metodologias ativas, no ensino em Saúde do Idoso, de um curso de graduação em medicina de uma universidade federal brasileira.

Delineamento e Métodos

Na Unidade Curricular “Cuidado Integral à Saúde do Idoso”, adota-se o currículo baseado em competências, considerando, no processo ensino-aprendizagem, o “saber e como saber” (cognição); o “demonstrar e fazer” (comportamento); e o “ser” (pensar, atuar e sentir-se profissional). No modelo de ensino teórico, utilizam-se as metodologias ativas: Aprendizagens Baseadas em Problemas, em Grupos, em Tarefas, Casos Clínicos e Atendimentos Clínicos; Sala de aula invertida; Fishbowl e Expressões Artísticas. Já nas atividades práticas, os alunos são inseridos precocemente nos serviços de Atenção Primária à Saúde e Instituições de Longa Permanência. No processo avaliativo, propõem-se: Portfólio Reflexivo (portfólio eletrônico com compartilhamento entre professores e alunos, semanalmente, com feedback do professor e avaliação); Mini-CEX (avaliação do atendimento clínico realizado pelo aluno, seguido de sua autoavaliação e feedback do professor); Long Case (dissertação de acompanhamento clínico, seguindo os princípios da Avaliação Geriátrica Ampla).

Resultados

Avaliando a satisfação dos alunos com as metodologias ativas, 66,77% concordaram e 33,33% concordaram fortemente que os métodos superaram suas expectativas. A competência clínica e a intervenção comunitária foram avaliadas pelos docentes como satisfatória e estes relataram que o exercício da aprendizagem centrada no aluno, apesar de ter sido inicialmente angustiante, trouxe liberdade de expressão e confiança mútua.

Conclusões/Considerações Finais

O uso de metodologias ativas foi positivo, tendo boa aceitação pelos discentes e pelos docentes, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Além disso, permitiu o estímulo de uma visão generalista, ampla, reflexiva e crítica sobre a Saúde do Idoso.

Palavras Chaves

ensino, saúde, idoso

Área

Clínica Médica

Autores

PATRICIA SILVA RODRIGUEZ, Luis Paulo Souza Souza, Paulo Maurício Oliveira Vieira, Andressa Vallotti Balieri, Jade Chartone Eustáquio