Dados do Trabalho
Título
CORRELAÇAO ENTRE OS QUESTIONARIOS DE QUALIDADE DE VIDA EQ5D5L/EQVAS E KANSAS CITY 12 COM MEDIDAS DE AVALIAÇAO FUNCIONAL NUMA POPULAÇAO DE PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDIACA
Fundamentação/Introdução
A avaliação do impacto da insuficiência cardíaca (IC) na qualidade de vida (QLV), bem como das intervenções farmacológicas/ comportamentais em pacientes com IC é fundamental, e uma maneira de objetivar essa análise é aplicar questionários de QLV, como o EQ5D5L/EQVAS e o Kansas City 12 (KCQ12), que são validados e de simples execução. A importância de compará-los entre si e com parâmetros funcionais (PF) é fornecer dados concretos para melhor interpretação do caráter evolutivo da IC.
Objetivos
Avaliar o grau de correlação entre os questionários EQ5D5L/EQVAS e KCQ12, e de ambos com os seguintes PF: classe funcional (CF) NYHA, questionário VSAQ, teste de caminhada 6 minutos (TC6) e fração de ejeção (FE), em um grupo portador de IC.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo observacional quantitativo, composto por uma amostra de 60 pacientes, 82,5% idosos (idade média 69,5 anos), de predominância masculina, em acompanhamento contínuo numa clínica de IC. Após obtenção do consentimento, pacientes receberam as orientações necessárias e, em seguida, responderam os questionários de QLV, sendo permitida a participação de um familiar quando pertinente. Na sequência, foram submetidos a entrevistas com dois médicos em separado (avaliação cega) para determinação da CF NYHA. Por fim, realizado o TC6 e aplicado o VSAQ. Pacientes com IC descompensada ou dificuldade em deambular foram excluídos. Resultados foram analisados pelos recursos do programa SPSS–V e utilizado o “rô de Spearman” para determinar a correlação.
Resultados
A análise dos dados determinou correlação significativa (p=0,001) do escore EQ5D5L/EQVAS com o KCQ12, de magnitude moderada (0,3 a 0,6 – 30 a 40% de correlação). Houve também relevância estatística (p<0,001) dos escores EQ5D5L/EQVAS e do KCQ12 com os PF seguintes: TC6, questionário VSAQ, e classificação NYHA (para os dois investigadores), de magnitude moderada. Não houve correlação dos escores EQ5D5L/EQVAS e KCCQ12 com a fração de ejeção do VE.
Conclusões/Considerações Finais
Na amostra estudada, os questionários de QLV aplicados correlacionaram-se moderadamente entre si, mas de modo significativo e semelhante com os PF, exceto FE, o que nos mostra que pacientes portadores de IC com FE reduzida podem apresentar boa qualidade de vida.
Palavras Chaves
Insuficiência Cardíaca, Questionários de Qualidade de Vida, EQ5D5L/EQVAS, Kansas City 12
Área
Clínica Médica
Instituições
Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Governador Israel Pinheiro e Centro de Especialidades Médicas - IPSEMG (HGIP-CEM-IPSEMG) - Minas Gerais - Brasil, Serviço de Clínica Médica do Hospital João XXIII - FHEMIG. - Minas Gerais - Brasil
Autores
CLAUDIA LOURES DE ASSIS, DÉBORA BERTOLIN DUARTE, CLARICE MOURA MATA MACHADO, YORGHOS LAGES MICHALAROS, JOSEFH FABIANO SANTOS, LOIANNA MASCARENHAS DA FONSECA, LAYSA OLIVEIRA GROSSI, MARCELO ROCHA SCARAMUSSA