X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇÃO MÉDICA EM SAÚDE DO IDOSO: UM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

Fundamentação/Introdução

O Brasil tem passado por um período de transição demográfica, com aumento do número de idosos. Neste cenário, torna-se essencial o investimento na formação quantitativa e qualitativa de profissionais, para que sejam capazes de cuidar desta população de forma integral, humana e equânime.

Objetivos

Descrever o processo de construção de uma Unidade Curricular para ensino de Saúde do Idoso na graduação médica.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo acerca da implantação da disciplina “Cuidado Integral à Saúde do Idoso” em uma universidade federal mineira, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina de 2014.

Resultados

Para implantação da referida Unidade Curricular, realizaram-se estudos prévios. 1°)Estudo das Diretrizes da SBGG sobre o conteúdo de disciplinas relacionadas ao envelhecimento nos cursos de medicina e estudo dos projetos pedagógicos de cinco universidades federais brasileiras, nas quais, observou-se a maioria com carga horária reduzida, associada à saúde do adulto ou como disciplina optativa. 2º) Estudo sobre a realidade epidemiológica e social da população idosa residente no território de abrangência da universidade. 3º)Estudo baseado nos anseios da comunidade idosa residente no território com a realização de uma plenária com idosos, tendo como pergunta norteadora “O que vocês esperam de um médico quando vão a uma consulta?”. A análise lexical, contagem de palavras, demonstrou: atenção, respeito, carinho, paciência e educação. A disciplina construída possui carga horária de 108 horas/aulas, sendo 30% de atividades teóricas e 70% práticas. O número de alunos por semestre varia de 15 a 28. Atualmente, três docentes acompanham os alunos divididos em grupos em duas Unidades de Saúde da Família e em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Optou-se pela elaboração do currículo baseado em competências além de fundamentação em metodologias ativas de ensino, em que não existe aula expositiva e o discente é estimulado a ser protagonista do seu aprendizado. O sistema de avaliação do aluno consta de avaliações formativas e somativas.

Conclusões/Considerações Finais

A implantação da Unidade Curricular “Cuidado Integral à Saúde do Idoso” vem ampliando os cenários do ensino médico, rompendo o modelo biomédico, na tentativa de que os conteúdos gerem reflexões e criem currículos que permitam garantir a competência profissional e o atendimento satisfatório das necessidades prioritárias de saúde da população idosa do país.

Palavras Chaves

ensino, saúde, idoso

Área

Clínica Médica

Autores

PATRICIA SILVA RODRIGUEZ, Luis Paulo Souza Souza, Paulo Maurício Oliveira Vieira, Andressa Vallotti Balieri, Jade Chartone Eustáquio