Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇÃO MÉDICA EM SAÚDE DO IDOSO: UM CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS
Fundamentação/Introdução
O Brasil tem passado por um período de transição demográfica, com aumento do número de idosos. Neste cenário, torna-se essencial o investimento na formação quantitativa e qualitativa de profissionais, para que sejam capazes de cuidar desta população de forma integral, humana e equânime.
Objetivos
Descrever o processo de construção de uma Unidade Curricular para ensino de Saúde do Idoso na graduação médica.
Delineamento e Métodos
Estudo descritivo acerca da implantação da disciplina “Cuidado Integral à Saúde do Idoso” em uma universidade federal mineira, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Medicina de 2014.
Resultados
Para implantação da referida Unidade Curricular, realizaram-se estudos prévios. 1°)Estudo das Diretrizes da SBGG sobre o conteúdo de disciplinas relacionadas ao envelhecimento nos cursos de medicina e estudo dos projetos pedagógicos de cinco universidades federais brasileiras, nas quais, observou-se a maioria com carga horária reduzida, associada à saúde do adulto ou como disciplina optativa. 2º) Estudo sobre a realidade epidemiológica e social da população idosa residente no território de abrangência da universidade. 3º)Estudo baseado nos anseios da comunidade idosa residente no território com a realização de uma plenária com idosos, tendo como pergunta norteadora “O que vocês esperam de um médico quando vão a uma consulta?”. A análise lexical, contagem de palavras, demonstrou: atenção, respeito, carinho, paciência e educação. A disciplina construída possui carga horária de 108 horas/aulas, sendo 30% de atividades teóricas e 70% práticas. O número de alunos por semestre varia de 15 a 28. Atualmente, três docentes acompanham os alunos divididos em grupos em duas Unidades de Saúde da Família e em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Optou-se pela elaboração do currículo baseado em competências além de fundamentação em metodologias ativas de ensino, em que não existe aula expositiva e o discente é estimulado a ser protagonista do seu aprendizado. O sistema de avaliação do aluno consta de avaliações formativas e somativas.
Conclusões/Considerações Finais
A implantação da Unidade Curricular “Cuidado Integral à Saúde do Idoso” vem ampliando os cenários do ensino médico, rompendo o modelo biomédico, na tentativa de que os conteúdos gerem reflexões e criem currículos que permitam garantir a competência profissional e o atendimento satisfatório das necessidades prioritárias de saúde da população idosa do país.
Palavras Chaves
ensino, saúde, idoso
Área
Clínica Médica
Autores
PATRICIA SILVA RODRIGUEZ, Luis Paulo Souza Souza, Paulo Maurício Oliveira Vieira, Andressa Vallotti Balieri, Jade Chartone Eustáquio