X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

FIBROSE RENAL POR TUBERCULOSE: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A tuberculose extrapulmonar ou doença miliar pode levar a três formas principais de doença renal: a infecção do parênquima renal ( glomerulonefrites ou nefrite túbulo intersticial), o acometimento do trato urinário (TU) e o desenvolvimento de amiloidose secundária. A maioria dos casos é causada pelo agente Mycobacterium tuberculosis e ocorre pela disseminação hematogênica da infecção pulmonar primária ou pela reativação tardia da doença. A manifestação mais comum é o acometimento do TU onde a formação de lesões granulomatosas no interstício medular que levam ao desenvolvimento de fibrose intersticial, ou ruptura de lesão, com disseminação do bacilo através de excreção urinária pelo sistema coletor. As manifestações clínicas são variáveis e insidiosas, tendo como principais sintomas a disúria, piúria estéril e hematúria.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com tuberculose renal com evolução para fibrose em rim.

Descrição do caso

V.L.P., sexo masculino, 42 anos, vaqueiro, dá entrada no consultório no dia 28/11/17 com queixa de início há 08 meses de dor em flanco direito, febre e irradiação para região suprapúbica e uretral, já sendo avaliado por outros urologistas com quadro de algúria, polaciúria, secreção purulenta ao urinar e recebido tratamento para infecção urinária sem remissão dos sintomas. Após 17 dias, retorna com exames, com persistência de sintomas, que indicam processo inflamatório, urocultura negativa e cultura para BK em andamento. Posteriormente foi avaliado por médico auxiliar que relatou ao médico assistente a presença de duas culturas positivas para Mycobacterium tuberculosis em três amostras coletadas, sendo o paciente encaminhado ao centro de referência em doenças infectocontagiosas do município. Paciente retorna dia 14/05/18, com diagnóstico de TB renal em tratamento com Coxip 4 e remissão relativa dos sintomas, traz tomografia que demonstra: rim direito (RD) em sítio habitual com volume no limite inferior da normalidade, discreto aumento da ecogenicidade cortical, hidronefrose grau I e sequelas inflamatórias de calcificação. No dia 31/07/18, paciente sem queixas e tratamento por 05 meses para TB renal com imagem de TC indicando achado de fibrose de RD, característico do contexto clínico de TB renal.

Conclusões/Considerações Finais

TB renal é uma das formas mais prevalentes de TB extrapulmonar, podendo desenvolver insuficiência renal com progressão para o estágio terminal se não bem tratado, sendo importante a pesquisa precoce destes casos, a fim de garantir a melhor abordagem ao paciente.

Palavras Chave

Tuberculose; extrapulmonar; rim; manifestações clínicas

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

WESTER DA SILVA VIEIRA, Igor Thiago Alvim Cardoso, Núbia Tamires Ribeiro de Souza, Paolla Gabrielly Brito Cúrcio, Priscila Thyerê Silva Fernandes dos Santos