Dados do Trabalho
Título
SINDROME DE BUDD-CHIARI: UM RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
Síndrome de Budd-Chiari (SBC) é um distúrbio raro, onde há obstrução no fluxo de saída venoso hepático, manifestando-se com a tríade clínica clássica dor abdominal, ascite e hepatomegalia.
Objetivos
Relatar um caso de Síndrome de Budd-Chiari, atentando para a sua suspeição em pacientes com quadro de congestão, ascite e hepatomegalia dolorosa.
Descrição do caso
Trata-se de relato de caso através de entrevista com paciente, e levantamento de prontuário médico, acompanhado de revisão bibliográfica. Paciente, 47 anos, sexo feminino, admitida em 28/06/18 com quadro de rebaixamento do nível de consciência, dor abdominal, edema em membros inferiores e região abdominal, icterícia, adinamia e dispneia. Ao exame apresentava ictéricia +/4+, ausência de turgência de jugulares, com fígado palpável a 6 cm do rebordo costal direito, dor à palpação profunda em hipocôndrio direito e presença de circulação colateral e refluxo hepatojugular. Exames laboratoriais demonstraram alterações de função hepática e renal, glicemia elevada, bem como alterações do coagulograma e índices hematimétricos. Realizou-se endoscopia digestiva alta e ultra-sonografia abdominal com doppler, evidenciando cordões varicosos de pequeno calibre e trombose venosa do eixo espleno-mesentero-portal, assim como do ramo intra-hepático direito da veia porta, ascite moderada e hepatomegalia acentuada, respectivamente. O diagnóstico foi confirmado com angio-ressonância, mostrando trombose de veia cava inferior e veia hepática, além de heterogeneidade do realce ao meio de contraste sugerindo quadro agudo de SBC. Paciente evoluiu bem com tratamento clínico com diurético terapia e anticoagulação. Recebeu alta, mantendo acompanhamento ambulatorial.
Conclusões/Considerações Finais
A Síndrome de Budd-Chiari é considerada uma doença rara, com prevalência estimada de 2 casos/1.000.000, sendo caracterizada pela obstrução ao fluxo venoso hepático, na maioria das vezes ocasionada pela trombose dos ramos das veias hepáticas ou da veia cava inferior. Quando não tratada pode evoluir rapidamente para óbito do paciente, estimando-se uma taxa de mortalidade em torno de 80%. O prognóstico atual melhorou drasticamente devido a novos métodos diagnósticos e tratamento da doença. Concluímos que, a investigação direcionada em pacientes com quadro clínico compatível e confirmação diagnóstica por meio de exames laboratoriais e radiológicos é de suma importância, a fim de melhorar o prognóstico nos casos de SBC.
Palavras Chave
Síndrome de Budd-Chiari, dor abdominal, ascite, gastroenterologia, hepatomegalia.
Área
Clínica Médica
Instituições
UniBH - Minas Gerais - Brasil
Autores
LEONARDO ANDRADE GONTIJO TAVARES, MELISSA PEREIRA DE OLIVEIRA, DEBORAH FRANCO LOURENÇO , JUNIA ANDRADE CARVALHO, MARIA CLARA LEAL CHAVES, GABRIELA DE SOUZA FERREIRA