X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM TUBERCULOSE NA CIDADE DE BARBACENA\MG ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2017.

Fundamentação/Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa tendo como principal via de infecção a inalatória, sendo considerada curável em praticamente 100% dos casos. Possui diagnóstico presuntivo feito através da história clínica, dados radiológicos, baciloscopia e cultura evoluindo de maneira dependente da imunidade e da carga bacteriana do paciente.

Objetivos

Descrever o perfil dos pacientes diagnosticados com tuberculose na cidade de Barbacena e compará-lo com os dados nacionais, ambos obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) referentes aos anos de 2010 a 2017.

Delineamento e Métodos

Análise quantitativa, desenvolvida na cidade de Barbacena, no estado de Minas Gerais.

Resultados

Dados mostraram que a tuberculose é mais prevalente na faixa etária adulta, no sexo masculino, na zona urbana, em pacientes HIV positivos, alcoólatras, tabagistas e usuários de drogas ilícitas. Escolaridade e raça não apresentaram relação direta com a doença. Há prevalência significativa em pacientes institucionalizados com destaque para os psiquiátricos em Barbacena. A maioria dos pacientes admitidos eram casos novos, diagnosticados pelo teste rápido com evolução para a cura em sua maioria.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados encontrados em Barbacena mostraram-se semelhantes aos nacionais, porém com uma faixa superior em relação aos pacientes psiquiátricos a nível nacional. No entanto, ambos ainda não atingiram as metas preconizadas pela OMS quanto à cura e abandono.

Palavras Chaves

Tuberculose, HIV, Abandono, Perfil

Área

Clínica Médica

Autores

ANA LUIZA CALDEIRA ALBANESEDE CARVALHO, RAFAEL ELIAN, LAÍS CAMPOS DE MIRANDA ANDRADE, LARISSA AFONSO MATOS, TÁRSILA GUIMARÃES GOYATÁ