Dados do Trabalho
Título
SARCOMA DE EWING: UM TUMOR AGRESSIVO
Fundamentação/Introdução
O sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo mais comum na segunda década de vida sendo mais prevalente no sexo masculino. É um tumor bastante agressivo e com sintomas vagos, semelhantes de uma pseudoinflamação, podendo confundir o médico ao se deparar com quadro, causando retardamento do diagnóstico e se confundindo com um quadro de uma osteomielite e/ou discite.
A importancia do diagnóstico precoce da afecção se dá devido sua alta agressividade, diminuindo o prognóstico dos paciente afetados, uma vez que 30% dos paciente podem já ter metástase no momento do diagnóstico. Os principais sítios de metástase são: pulmão e óssea, sendo que a infiltração para a medula óssea se caracteriza com pior prognóstico.
Estudos atuais vem tentando encontrar metas de detecção precoce do sarcoma atravez de medida de RT-PCR em sangue periférico e/ou na medula óssea para detectar o gene patológico desse sarcoma (EWS-Fli1 presente em 90% dos paciente afetados com neoplasia da família do sarcoma de Ewing) que tanto ajudaria na detecção precoce como dito previamente como também para avaliar a resposta ao tratamento quimioterápico.
É mais frequente no osso, podendo também se manifestar de maneira extra óssea, mais presente no sexo feminino nesses casos. Quando presente neoplasia primária óssea, é mais comum o acometimento da caixa torácica e ossos longos, principalmente o fêmur.
Objetivos
O trabalho visa revisar na literatura as características do sarcoma buscando um diagnóstico precoce da afecção.
Descrição do caso
GAT, 24 anos procedente de São Paulo e natural do Norte de Minas Gerais, dá entrada no servido com quadro de dor lombar de grande intensidade, constante que predomina com irradiação para membro inferior esquerdo associado ao quadro de febre diária de 38 graus há 2 meses. Refere perda ponderal porém associa com a perda de apetite. Ao exame físico apresentava dor em região lombar e em membro inferior esquerdo associado a massa palpado em base da perna esquerda com sinais inflamatórios locais, como edema e calor.
Conclusões/Considerações Finais
O trabalho visa a revisão na literatura do tema abordado para nos auxiliar no diagnóstico precoce da afecção, uma vez que é na maioria das vezes realizado um diagnóstico tardio, piorando o prognóstico desses pacientes.
Como causa alterações laboratoriais semelhando um quadro infeccioso (com aumento de leucócitos, anemia e elevação de LDH), associado à clínica de dor e febre, muitas vezes a primeira impressão médica será de se tratar de uma inflamação/infecção, sendo tratado como tal.
Palavras Chave
Sarcoma de Ewing
Área
Clínica Médica
Autores
ANNA CLAUDIA BORGES MEIRELLES, Larissa Muller Armond