X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE TUBERCULOSE NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM PACIENTE PREVIAMENTE HIGIDO E HIV NEGATIVO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A tuberculose (TB) no sistema nervoso central (SNC) é a manifestação mais devastadora da TB extrapulmonar, responsável por grande mortalidade e déficits neurológicos graves. As manifestações inespecíficas podem dificultar o diagnóstico. O tratamento precoce é a principal estratégia para evitar danos irreversíveis.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso de TB no SNC, ilustrando os principais sintomas, abordagem diagnóstica e terapêutica.

Descrição do caso

Descrição: Relato de caso de um homem jovem, previamente hígido, HIV negativo, etilista, que desenvolveu alterações subagudas progressivas do sensório e febre, evoluindo com déficit focal e estupor, ao longo de 20 dias. Propedêutica diagnóstica realizada: triagem infecciosa, ionograma, função renal e hepática, BAAR em três amostras, líquor, radiografia de tórax (RXT), tomografia (TC) de tórax e crânio. Aos exames, observou-se hiponatremia moderada, sem critérios infecciosos. À TC de crânio, havia dilatação discreta dos ventrículos cerebrais, sem sinais de hipertensão intracraniana. O líquor demonstrou hipoglicorraquia, hiperproteinemia e aumento da celularidade com neutrofilia; gram, culturas e pesquisa de Cryptococcus negativos. Ao RXT e TC de tórax, foram observadas áreas de cavitações em ápice. O BAAR foi positivo em três amostras. Iniciado esquema terapêutico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol e corticoide. O paciente recebeu alta mantendo os déficits neurológicos, devido ao atraso em procurar atendimento médico. A literatura demonstrou que as manifestações clínicas se desenvolvem em um contínuo, em três fases: pródromo; meningite e paralisia. A primeira é caracterizada por mal estar inespecífico, prostração, cefaleia, febre. A segunda, por letargia, confusão mental, acometimento de pares cranianos. Por fim, a terceira fase: hemiparesia, estupor e coma. Sem tratamento, a maioria dos pacientes falece em cinco a oito semanas.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A relevância deste relato de caso se deve à riqueza dos sintomas e evolução bem documentada, em conformidade com a literatura. Foi realizada propedêutica completa e instituída terapêutica oportuna, de acordo com as atuais diretrizes de tratamento.
Pela elevada prevalência de TB no Brasil, nos casos de alteração de consciência e febre, é sempre importante aventar esta hipótese diagnóstica. Quanto mais se conhece as formas de apresentação da TB no SNC, mais precocemente é possível realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento, melhorando a sobrevida e as sequelas neurológicas.

Palavras Chave

Tuberculose; meningite; tuberculose no sistema nervoso central; meningite tuberculosa; relato de caso

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital João XXIII - Minas Gerais - Brasil

Autores

JOICE COUTINHO DE ALVARENGA, Pedro Henrique Batista de Miranda, Gabriela Patrus Ananias de Assis Pires, Lucas Müller Fonseca, Athos Victor Gomes