X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A SIMULAÇAO REALISTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DAS PRATICAS DE URGENCIA E EMERGENCIA MEDICA - RELATO DE EXPERIENCIA.

Fundamentação/Introdução

A área de Medicina de Urgência e Emergência no Brasil tem se consolidado progressivamente nos últimos anos, dado o estabelecimento de uma Associação Médica representante da especialidade, bem como seu crescente reconhecimento dentro das escolas médicas, seja com novos programas de residência, seja na disciplina de Urgência e Emergência nas graduações em Medicina. Essa maior inserção no ambiente pedagógico exige recursos para conciliar a necessidade de aprendizagem com a segurança do paciente, intersecção que pode ser obtida a partir do emprego da Simulação Realística. Esse método tem se mostrado eficaz no desenvolvimento de habilidades de cuidado, de tomada de decisões e de liderança e comunicação.

Objetivos

Identificar a importância da prática de simulação realística no ensino de condutas empregadas nas urgências e emergências hospitalares relacionando-a ao desenvolvimento das habilidades necessárias às práticas médicas.

Delineamento e Métodos

O presente estudo é um relato de experiência. A olimpíada contou com a participação de 7 equipes, formadas por estudantes do 6º ao 12º períodos do curso de medicina. Estas foram chaveadas de modo que equipes adversárias seriam expostas a um mesmo cenário, sendo cada etapa eliminatória. Foram utilizados recursos do laboratório de simulação realística da instituição, como o boneco SimMan®, materiais para intubação, acesso venoso, e monitor de ECG. As emergências clínicas abordadas foram hemorragia digestiva alta, emergência hipertensiva + AVC isquêmico, sepse e neutropenia febril, IAM de parede inferior e insuficiência ventricular direita, taquicardia ventricular com pulso instável, e parada cardiorrespiratória. As equipes foram julgadas por docentes do departamento de clínica médica, os quais avaliaram suas condutas, habilidades de liderança e de comunicação. Um feedback pedagógico com as equipes foi realizado após cada cenário.

Resultados

A equipe vencedora era composta por alunos do 12º período, que já haviam passado pelo estágio de urgência e emergência. Os docentes relataram que ficaram surpresos e satisfeitos com a evolução nas habilidades de cada equipe conforme elas avançavam para a próxima fase e ganhavam experiência. Segundo relatos dos alunos participantes, a metodologia estudada ampliou a confiança na execução das tarefas assim como a capacidade de liderança e comunicação.

Conclusões/Considerações Finais

Assim, conclui-se que a Olímpíada de Simulação Realística possibilitou um desenvolvimento satisfatório dos conhecimentos e habilidades na disciplina de Emergências Clínicas.

Palavras Chaves

emergência, simulação, educação médica

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

ERICK PARADA FABIAN, Marcos Azevedo, Saadallah Azor Fakhouri Filho