X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE PAGET OSSEA COM ACOMETIMENTO DO QUADRIL: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A doença de Paget Óssea (DPO) é uma doença óssea metabólica crônica e progressiva da remodelação do osso, caracterizada por aumento tanto da reabsorção osteoclástica quanto da formação óssea secundária, gerando um desorganizado e frágil mosaico de osso lamelar suscetível a deformidades e fraturas. Geralmente é assintomática, mas pode causar dor óssea, fraturas, deformidades esqueléticas e artrite secundária. O diagnóstico é realizado através de achados radiológicos e níveis séricos de fosfatase alcalina.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com doença de Paget de acometimento no osso do quadril e sua apresentação na imagem.

Descrição do caso

M.J, feminino, 48 anos, queixando-se de dor na região do quadril esquerdo, aguda, com irradiação para coxa esquerda, de caráter mecânico. Nega outros sintomas. Exame físico geral apresentava-se sem alterações. Exame osteoarticular revelou teste de Patrick positivo na coxofemoral esquerda. Reflexos normais, força muscular e sensibilidade preservada. Exames laboratoriais: Cálcio sérico 9,2 mg/dl; fósforo sérico 4,5 mg/dl (valores compatíveis com padrão da normalidade) e fosfatase alcalina (FA): 462,7 U/L. Ressonância magnética de bacia apresentou espessamento cortical ósseo, trabeculado ósseo irregular e sinal hipointenso no ilíaco, acetábulo e tuberosidade isquiática esquerda. Diante da associação entre características clínicas, radiográficas e hematológicas, obteve-se o diagnóstico de doença de Paget. Iniciado tratamento com ibandronato 150mg/mês. Após oito meses, houve diminuição da FA para 89 U/L.

Conclusões/Considerações Finais

Os principais sítios comprometidos são vértebras, ossos longos dos membros inferiores, pelve e crânio, sendo a pelve mais acometida, como no caso descrito. Apesar de ser geralmente assintomática, a dor óssea é o sintoma mais comum, presente em 50% dos casos. A fosfatase alcalina sérica (um marcador de formação óssea), é utilizado para o diagnóstico, bem como monitoramento de pacientes afetados pela doença. O tratamento com bifosfonatos, é muito eficiente no controle da atividade da doença de tal forma que complicações e a dor óssea são reduzidas na maioria dos pacientes.

Palavras Chave

Doença de Paget óssea; Doenças ósseas metabólicas; Reabsorção óssea.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

BIANCA SARRIA, FABÍOLA SAMPAIO BRANDÃO, LUANA BARBOSA SANSÃO, FILLIPE LAIGNIER RODRIGUES LACERDA, IGOR BRANDÃO ROCHA