X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ULTRASSOM DE COMPRESSAO NA TROMBOEMBOLIA VENOSA (TEV): CURVA DE APRENDIZADO

Fundamentação/Introdução

Para o diagnostico de TVP, o ultrassom de compressão das veias proximais de membros inferiores tem acurácia semelhante àquela do duplex scan, porem com execução mais simples e mais rápida.

Objetivos

Investigar quantos exercícios práticos com observação direta e feedback são necessários até que médicos residentes do primeiro ano de Clínica Médica atinjam um patamar satisfatório de competência, definido como uma boa confiabilidade inter-examinador na realização do ultrassom de compressão em pacientes com suspeita de trombose venosa profunda de membros inferiores.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional quantitativo realizado na enfermaria e emergência de um hospital geral. 5 residentes do primeiro ano de clinica médica foram submetidos a um programa de treinamento compreendendo vídeo-aula e aula pratica com duração de 1 dia. Os pacientes com suspeita de TVP no período do estudo serão submetidos a exame de ultrassom de compressão antes da realização, pelo especialista, do duplex scan venoso (teste-padrão). Após cada exame, o residente anotará em um formulário de coleta de dados, o resultado do seu exame, sem que esse seja exposto ao conhecimento do especialista. O especialista realizará, em seguida, o teste padrão, e dará feedback ao residente. Após cada exame, haverá registro de concordância ou discordância entre o residente em treinamento e o teste-padrão. Medidas de concordância inter-examinador (estatística Kappa) e de acurácia do exame realizado pelo aprendiz (sensibilidade e especificidade) serão calculados. O número de exames necessários para atingir uma boa confiabilidade, medida pelo Kappa será estimado.

Resultados

106 pacientes com suspeita de TVP provenientes da UPA-HOB e da enfermaria do HOB foram avaliados. A acurácia medida foi de 0.87, com sensibilidade 85.7% e especificidade 87.0%. A concordância inter-examinador considerando o conjunto de residentes foi mensurada a cada 25 exames, com valor de Kappa: 0.519 (para os primeiros 25 exames), 0.603 (entre 26 e 50 exames), 0.595 (entre 51 e 75 exames) e 0.784 (entre 76 e 106 exames).

Conclusões/Considerações Finais

É fato que a acurácia do ultrassom de compressão se assemelha à do dupplex. Porém, havia dúvida se esse tal fato se manteria quando o exame fosse realizado por examinadores não-especialistas. Percebe-se boa acurácia do ultrassom realizado pelos residentes. Uma concordância substancial entre os examinadores foi atingida após 76 exames, permitindo estimar que, após 15 exames, um examinador não-especialista atingiria boa confiabilidade.

Palavras Chaves

Ultrassom de compressão suspeita de trombose venosa profunda acurárcia do ultrassom de compressão

Área

Clínica Médica

Autores

ANA CLAUDIA ALMEIDA COELHO, Lineu Campos Cordeiro Neto, Laura Silva Costa, Ana Luiza Assumpção Ciminelli, Vitoria Emilia Gomes Marques, Thais Lins de Souza Barros