X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE GUILLAIN-BARRE ASSOCIADA A INFECÇAO PELO VIRUS ZIKA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) corresponde a neuropatias periféricas inflamatórias adquiridas que têm início agudo, níveis elevados de proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR) e com baixas contagens de células. Geralmente apresenta-se como uma paralisia aguda, provocada por uma infecção anterior. É subdividida em Polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda, Neuropatia axonal motora aguda, Neuropatia axonal motora e sensitiva aguda e Síndrome de Miller-Fisher.

Objetivos

Relatar um caso clínico e discutir a associação entre infecção pelo vírus Zika e ocorrência de síndrome de Guillain-barré.

Descrição do caso

Paciente de 68 anos, previamente hipertensa, admitida com queixa de mal-estar, poliartralgia, fraqueza, febre, e exantema em fase de melhora. Exames laboratoriais inicias sem alterações significativas, exceto pela sorologia de IgM positiva para vírus Zika. Internada em enfermaria, evoluiu com perda motora em membros inferiores, déficit motor sensitivo e piora do nível de consciência, sendo transferida ao CTI. Tomografia de crânio sem alterações, punção lombar identificou proteinorraquia com dissociação albuminocitológica, corroborando com o diagnóstico de SBG. Iniciado tratamento com imunoglobulina e suporte ventilatório, com melhora clínica e motora progressivas. Recebeu alta hospitalar após dois meses, com proposta de reabilitação motora.
Apesar da existência de uma associação da infecção pelo vírus Zika com a SGB, uma relação causal direta ainda não foi estabelecida. O diagnóstico é baseado na apresentação clínica, fazendo-se necessário a presença de fraqueza muscular simétrica e progressiva, com reflexos profundos ausentes ou deprimidos. É confirmado com LCR e o estudo eletrofisiológico demonstrando anormalidades típicas. O tratamento consiste em plasmaférese ou administração de imunoglobulinas. O suporte clínico de intercorrências relacionadas é de extrema importância, visto que 30% dos doentes desenvolvem insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica.

Conclusões/Considerações Finais

A SGB é uma neuropatia heterogênea, podendo ser desencadeada por fatores múltiplos, entre eles a infecção pelo vírus Zika, como descrito no caso acima. Este relato ilustra a importância do estabelecimento correto do diagnóstico, rápido início do tratamento e suporte clinico das intercorrências.

Palavras Chave

síndrome de Guillain-Barré, vírus Zika, neuropatia axonal motora aguda, polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda.

Área

Clínica Médica

Instituições

FELUMA, Faculdade Ciências Médicas-MG, Pós-graduação Lato Sensu / Especialização em geriatria, Rede Mater Dei de Saúde. - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEANDRO DE SOUZA MAIA, Izadora Gomes de Freitas, Quilce Ramalho dos Santos, João Carlos Barbosa Machado, Laura Magalhães Alanis, Wesley Magalhães Lopes