X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ABSCESSO DO MUSCULO PSOAS E MENINGOENCEFALITE POR MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS ASSOCIADO A SARCOMA DE KAPOSI EM PACIENTE COM SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA: RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

Abscesso do músculo psoas e meningoencefalite por Mycobacterium tuberculosis são condições subdiagnosticadas. Nos pacientes imunossuprimidos são responsáveis por elevada morbidade e mortalidade. O Sarcoma de Kaposi é uma neoplasia maligna que acomete portadores do vírus da imunodeficiência humana. Apesar da redução da sua incidência com o uso da terapia antirretroviral, a sua presença representa um declínio na sobrevida do paciente.
Assim a associação de tuberculose disseminada e Sarcoma de Kaposi, a despeito de ser uma condição infrequente, o seu reconhecimento e abordagem são preditivos favoráveis na evolução clínica.

Objetivos

Descrever um relato de abscesso do músculo iliopsoas e meningoencefalite por Mycobacterium tuberculosis associado a Sarcoma de Kaposi cutâneo em um paciente com o vírus da imunodeficiência humana.

Descrição do caso

Paciente do sexo masculino, 40 anos, diagnóstico de síndrome da imunodeficiência adquirida em 2017, em uso de terapia antirretroviral e baixo status imunológico. Com clínica de febre, dor lombar, claudicação de membro inferior esquerdo e limitação ao movimento com massa palpável em região lombar, submetido a tomografia de abdome com abscesso do músculo psoas, procedendo a drenagem e isolado Mycobacterium tuberculosis. Foi iniciado tuberculostáticos, evoluiu com sinais e sintomas neurológicos, realizada tomografia de crânio e análise do líquor sugestivos de meningoencefalite tuberculosa, mantido tratamento para nove meses e associado corticoterapia.
Na admissão apresentava-se com lesões cutâneas em placas acastanhadas, feito a avaliação histopatológica com diagnóstico de Sarcoma de Kaposi sem comprometimento visceral. Com proposta de quimioterapia sistêmica após resolução do processo infeccioso.
Paciente evoluiu com melhora clínica com seguimento nos serviços de infectologia e oncologia.

Conclusões/Considerações Finais

A tuberculose extrapulmonar corresponde a 15% das infecções pelo Mycobacterium tuberculosis. Sendo o acometimento muscular e neurológico entidades clínicas raras. Os pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana são propensos ao desenvolvimento disseminado e acometimento atípico. Além do mais, neoplasias como o Sarcoma de Kaposi podem piorar a evolução clínica.
Consequentemente o reconhecimento da existência da possibilidade de tuberculose disseminada e Sarcoma de Kaposi como associação são fundamentais para melhora do prognóstico, por meio da instituição terapêutica direcionada.

Palavras Chave

Mycobacterium tuberculosis. Meningoencefalite. Vírus da imunodeficiência humana. Sarcoma de Kaposi.

Área

Clínica Médica

Autores

JOSE FRANCISCO SILVA MOREIRA, SÉRGIO SILVEIRA JÚNIOR, MAIRA AZEVEDO BERNARDES SANTOS