X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ELIMINAÇAO ANAL DE CALCULO BILIAR EM QUADRO DE OBSTRUÇAO INTESTINAL: RELATO DE CASO RARO

Fundamentação/Introdução

O íleo biliar é uma causa infrequente de obstrução intestinal mecânica e que afeta, predominantemente, idosos com outras comorbidades. É causado pela impactação de cálculos biliares no íleo, após a passagem desses por fístula bíleo-entérica. O diagnóstico costuma ser tardio, pois os sintomas podem ser intermitentes e a investigação não consegue, muitas vezes, determinar a causa da obstrução. O princípio básico do tratamento é a retirada cirúrgica dos cálculos.

Objetivos

Relato de caso infrequente, mas com morbimortalidade significativa.

Descrição do caso

Feminino, 66 anos, hipertensa, obesa grau III e diabética, com quadro conhecido de colelitíase. Tentativa de colecistectomia videolaparoscopia (CVL) em 2017 sem sucesso devido a presença de grande número de aderências a estruturas adjacentes. Paciente admitida em hospital geral com quadro de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas com duas semanas de evolução. Devido a piora da intensidade da dor e vômitos procurou atendimento médico. Identificado distúrbio hidroeletrolítico, disfunção renal aguda e aumento de proteína C reativa, sendo optado por internação da paciente. Realizou Tomografia Computadorizada (TC) abdominal que demostrou vesícula biliar com três cálculos em seu interior e sem plano de clivagem com o duodeno. Evoluiu com vômitos incoercíveis, estase gástrica importante e intolerância alimentar. Devido a suspeita de obstrução intestinal alta foi solicitada avaliação da equipe de Cirurgia Geral. Apresentou alívio sintomático ao longo do dia, além de manutenção de estabilidade clínica e hemodinâmica. A presença desses fatores associados a não identificação do local de obstrução por exames de imagem levaram a postergação do procedimento cirúrgico. Realizada nova TC abdominal, com intervalo de sete dias em relação a primeira, que demonstrou a presença de cálculos biliares impactados em válvula íleo-cecal. Optada por abordagem cirúrgica eletiva, ainda na internação. Cinco dias após, paciente eliminou espontaneamente os cálculos biliares. Recebeu alta hospitalar com proposta de realização de CVL e correção de fístula em segundo momento.

Conclusões/Considerações Finais

A obstrução intestinal por cálculo biliar acomete preferencialmente pacientes idosos e com comorbidades associadas, o que torna sua morbimortalidade significativa. Apesar da ocorrência rara, deve ser suspeitada em pacientes com quadro intestinal obstrutivo associado a colelitíase.

Palavras Chave

íleo biliar; obstrução intestinal mecânica; colelitíase

Área

Clínica Médica

Autores

MARIA FERNANDA MARINHO SARAIVA, BÁRBARA VIDIGAL DOS SANTOS, LILIAN GUIMARÃES DE FARIA