X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO ASSOCIADA A CRISE MIASTENICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A crise miastênica (CM) é um quadro de falência respiratória em pacientes portadores de miastenia gravis (MG) e a cardiomiopatia de Takotsubo (CT) é uma disfunção ventricular, comumente transitória, que mimetiza uma síndrome coronariana aguda.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de uma paciente que apresentou a rara associação de CT no contexto de uma CM.

Descrição do caso

Descrição do caso: Mulher de 77 anos, portadora de MG, diagnosticada há 14 anos, sem uso regular de medicações e sem outras comorbidades, internada com queixa de ptose palpebral, disfonia e disfagia com sete dias de evolução. Intercorreu com insuficiência respiratória aguda e necessidade de intubação orotraqueal e transferência para Unidade de Terapia Intensiva. Na monitorização, feito eletrocardiograma que mostrou supradesnivelamento de ST de V4-V6, DII, DIII e aVF, e troponina de alta sensibilidade 8179,9 pg/mL (valor de corte 15,6 pg/mL). Submetida a cineangiocoronariografia na urgência, identificando coronárias isentas de ateromatose significativa e ventrículo esquerdo (VE) com hipocinesia grave anterior. Ecocardiograma transtorácico (ECOTT) no dia seguinte evidenciou acinesia do ápice e segmentos apicais de todas as paredes do VE (balonamento apical) e fração de ejeção ventricular (FEVE) de 46%. Após curso de imunoglobulina a paciente apresentou melhora dos sintomas neurológicos e foi extubada. ECOTT onze dias após o evento mostrou melhora do déficit segmentar e FEVE 69%, fechando o diagnóstico de cardiomiopatia de Takotsubo.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: A CT caracteriza-se por disfunção sistólica regional transitória do VE, mais comumente com balonamento apical e hipercinesia do segmento basal do ventrículo. A mesma é desencadeada por fatores variáveis, sendo um deles o estresse físico. Por outro lado, a MG é uma doença autoimune caracterizada por autoanticorpos contra os receptores pós-sinápticos nicotínicos da acetilcolina na junção neuromuscular levando à transmissão neuromuscular defeituosa nos músculos esqueléticos. Essa patologia tem uma variedade de manifestações cardíacas, mas a CT tem sido raramente relatada. É hipotetizado que a crise miastênica pode resultar em cardiomiopatia de estresse por meio do estado de liberação exacerbada de glicocorticoides e catecolaminas, sendo importante manter acompanhamento da função cardíaca em pacientes portadores de miastenia gravis, sobretudo diante de algum tipo de estresse (emocional ou físico), considerando o risco potencial de desenvolvimento de Takotsubo.

Palavras Chave

Takotsubo; cardiomiopatia; miastenia gravis; crise miastênica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Governador Israel Pinheiro, IPSEMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

ISADORA CRISTINE REIS SGUIZZATO BOZZI, LILLIAN GUIMARÃES DE FARIA, LUANA DIAS GOMES PEREIRA, TAYLLA MENDES SILVA, ISABELLA BELO BRANDÃO