Dados do Trabalho
Título
SARCOIDOSE LINFONODAL: UM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE LINFADENOPATIAS GRANULOMATOSAS
Fundamentação/Introdução
Introdução: As linfadenopatias granulomatosas podem ter origem infecciosa, neoplásica e auto-imune. A sarcoidose é uma doença sistêmica granulomatosa auto-imune de etiologia desconhecida, que acomete principalmente o pulmão. A forma extrapulmonar, ocorre em cerca de 30% dos casos, e o acometimento linfonodal com presença de linfonodomegalias leva ao diagnóstico diferencial com doenças oncológicas e infecciosas, tais como linfoma e tuberculose.
Objetivos
Objetivos: Demonstrar a importância do diagnóstico diferencial de linfonodomegalias granulomatosas através de um relato de caso.
Descrição do caso
Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 33 anos, universitário, previamente hígido, e natural de Ipatinga/MG. Apresentou em outubro/2017 borramento visual a direita, artralgia em punho esquerdo, perda de peso (cerca de 30kg), fadiga, dor abdominal e diarreia que duraram um mês. Realizou colonoscopia e biopsia ileal que demonstraram ileíte inespecífica, sendo então tratado com mesalazina, prednisona e albendazol de forma empírica para doença de Crohn por 30 dias. Houve melhora do quadro diarreico porem persistiu com perda de peso e fadiga. Em março/2018 houve piora dos sintomas constitucionais, além de febre e sudorese vespertina que persistiram até julho/2018. A enterotomografia de abril/2018 demonstrou múltiplas linfonodomegalias intra-abdominais (maiores que um centímetro), e a biópsia de um destes linfonodos, resultou em linfadenite granulomatosa não caseosa com pesquisa negativa para fungos, micobactérias e outros agentes infecciosos. Tomografia de tórax sem alterações. A pesquisa do PPD(derivado proteico purificado) resultou em dez milímetros e o paciente nega contato prévio com tuberculosos e foi vacinado com BCG (Bacillus Calmette-Guérin) na infância. Nenhuma terapia foi introduzida para o paciente neste período, e em julho/2018 houve remissão espontânea da febre e dos demais sintomas constitucionais, e o paciente voltou a ganhar peso. Os sinais/sintomas persistentes foram a artralgia, o borramento visual a direita, e a linfonodomegalia intra-abdominal.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões: A hipótese de sarcoidose foi considerada como provável em função da evolução clínica com remissão espontânea dos sintomas, além do resultado histopatológico compatível com a doença. Paciente foi orientado a seguir acompanhamento ambulatorial e não foi introduzida nenhuma terapia medicamentosa.
Palavras Chave
sarcoidose extrapulmonar; gastrointestinal sarcoidose; tuberculose ganglionar.
Área
Clínica Médica
Instituições
HOSPITAL FELÍCIO ROCHO - Minas Gerais - Brasil
Autores
IZABELA GUIMARAES VIEIRA COELHO